Fórum discute ações de incentivo ao turismo religioso no Nordeste

Na última quinta-feira (17) aconteceu a primeira edição do Fórum Regional Nordeste de Turismo Religioso, onde foram apresentadas as ações de incentivo à interiorização e promoção do turismo religioso no Rio Grande do Norte, realizadas pela Secretaria de Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). O objetivo é buscar o fortalecimento do segmento por meio de parcerias com o setor público e privado.

Na mesa de debate estavam representantes do Ceará, Paraíba e Pernambuco. A subsecretária de Políticas e Gestão Turística, Solange Portela, apresentou os principais destinos do segmento religioso do Rio Grande do Norte e destacou as ações da Setur e Emprotur na promoção e divulgação da temática.

“O turismo religioso vai além da religiosidade, pois desperta a curiosidade pela história e arquitetura. O santuário de Santa Rita de Cássia, por exemplo, é o nosso produto estrela, isto é, a principal localidade turística do segmento religioso. Onde está localizada a maior estátua católica do mundo com 56 metros de altura. Muitos visitantes chegam à Santa Cruz para conhecer o complexo sem serem devotos”, afirma.

No Rio Grande do Norte, além do Complexo Religioso de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz, há outros santuários como o Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas, e nas cidades de São Gonçalo do Amarante e Canguaretama, onde a  cultura religiosa está fortemente ligada à figura dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, católicos martirizados nos dois municípios em 1645 em decorrência das invasões holandesas no Brasil.

Foto de capa: Divulgação/ Emprotur RN

Deixe uma resposta