Equipotel Nordeste 2011

Edição regional da feira já tem contrato até 2015

Pouca gente sabe, mas a maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina nasceu nordestina. A primeira edição da Equipotel foi realizada em 1962 na capital baiana juntamente com o Congresso Nacional de Hotelaria (atual Conotel), realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). À época, a feira chamava-se Exposição de Fornecedores para Hotéis e Restaurantes e reunia apenas 17 expositores em um espaço de 350 metros quadrados.

Crescendo a cada ano, conforme acompanhava as cidades pelas quais o Congresso passava – capitais e pequenas cidades turísticas, balneários e, até mesmo, o navio Rosa da Fonseca -, em 1978 foi batizada de Equipotel. O sucesso da feira era tamanho que Magdala Castro, fundadora do grupo e hoje diretora-presidente, encontrou dificuldades em acompanhar um congresso itinerante.

Assim, em 1982 a primeira edição da Equipotel desvinculada do Congresso de Hotelaria foi promovida no centro de convenções do Hotel Nacional Rio, em São Conrado, Rio de Janeiro. No ano seguinte, a Equipotel foi transferida para a cidade que havia se tornado o centro financeiro e de serviços do país: São Paulo.

Em 2011, após 49 anos e alcançando a liderança do segmento, a feira volta às origens com a edição regional Equipotel Nordeste, que acontece de 25 a 27 de maio no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda.

Com cerca de expositores de diversos segmentos, como cama, mesa e banho, decoração, equipamentos leves e pesados para copa, quarto e cozinha, construção, lavanderia, produtos de higiene, eletroeletrônicos, entre muitos outros, apostaram no sucesso do evento, de olho no desenvolvimento econômico da região, sobretudo nos tempos que antecedem os jogos da Copa do Mundo de 2014.

De acordo Marcelo Vital Brazil, diretor Comercial das feiras do Grupo Equipotel, as regiões Sudeste e Nordeste representam juntas 77% dos expositores (54% do Sudeste e 23% do Nordeste), enquanto o sul do Brasil fica com 21% e o Norte, com apenas 2%. “Esse pequeno índice se dá em função das características e composição do parque industrial nortista”, explica.

Sucesso garantido

Os investimentos na edição Nordeste da Equipotel foram de aproximadamente R$ 5 milhões, como conta a diretora-superintendente do grupo Katia Castro. “Ficamos felizes em atingir os empresários do Norte e do Nordeste. Esse projeto já existe há bastante tempo. A decisão de agendar a realização para esse momento tem a ver com a consolidação de Pernambuco enquanto pólo de novos e grandes investimentos”, enfatiza.

Para o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, José Otávio de Meira Lins, o acontecimento já é visto como uma vitória. “Certamente, após a Equipotel Nordeste estaremos preparados para marcar um gol de placa no que consiste ao atendimento e aos serviços de hospitalidade para o turista. O evento fornecerá diversos tipos de capacitação e os debates favorecerão a nossa estratégia de ação durante o mundial de 2014”, comemora Meira Lins.

Eventos paralelos

Ao falar sobre capacitação, José Otávio referia-se ao Equipotel Conference, evento já consagrado na Equipotel de São e que, na edição Nordeste, será realizado em parceria com o Grupo Kronberg (Workshop de capacitação profissional) e com a ABG – Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria (Workshop de governança hoteleira).

“Os assuntos tratados no Workshop de capacitação profissional foram cuidadosamente escolhidos e especialmente customizados para a Equipotel Nordeste. Todos os temas terão relevância e aplicabilidade imediata”, explica o presidente da Kronberg, Carlos Aldan. Segundo o executivo, as áreas de Vendas, Trabalho em Equipe e Encantamento do Cliente foram priorizadas no treinamento.

Para a presidente da ABG, Maria José Dantas, participar da edição Nordeste é de extrema importância para a associação, por ser uma região carente de informações do setor, com muito potencial para crescer e na qual a ABG quer crescer. A profissional conta que haverá discussão sobre assuntos diferenciados, como treinamento de equipes, desenvolvimento de lideranças, atendimento de excelência para o setor e até oficinas práticas.

Na área destinada à gastronomia, a Arena Gastronômica vai reunir chefs em três aulas-shows por dia com duração de até 1h30 cada, como conta Valter Jarocki, diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), coordenador do evento no Nordeste.

O chef Charlie Carving, do Carving Studio Brazil, leva pela primeira vez sua Oficina de Esculturas em Alimentos para o Nordeste, região na qual possui mais de 700 clientes que compram seus produtos pela loja virtual (www.carvingstudio.com.br). “Muitas pessoas já nos conhecem da Equipotel São Paulo e os resorts do Nordeste investem em seus profissionais, compram nossas ferramentas e livros”, afirma o chef.

Para auxiliar os viajantes, o grupo fechou uma parceria com a agência Luck Viagens, que oferece uma série de benefícios para os visitantes da feira, como desconto de 25% na menor tarifa das passagens aéreas da Tam, como conta Sandra Luck. “Pernambuco é o lugar! Existe uma expectativa muito grande para investimentos na área hoteleira e entendemos que muitos empresários do ramo terão interesse em participar e verificar in loco a razão da Equipotel ser realizada no Nordeste”, explica.

A cobertura completa da feira poderá ser conferida pelos sites www.revistahotelnews.com.br e www.equipotel.com.br. Para obter mais informações e realizar a inscrição nos eventos, basta acessar o site da Equipotel Nordeste www.equipotelnordeste.com.br. O cadastramento para a feira vai até dia 20 de maio e deve ser realizado também pela página da feira, no link Quero Visitar.

Veja a programação dos eventos da Equipotel Nordeste no site: www.equipotelnordeste.com.br.

Deixe uma resposta