Equipotel: 48 anos de sucesso

Maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina mostra tendências em produtos e serviços

Todos com o credenciamento realizado e crachás em mãos, é hora de conhecer as milhares de novidades que a Equipotel 2010 preparou para empresários e fornecedores da hotelaria, gastronomia e arquitetura. São mais de 1300 expositores – 10% a mais do que no ano passado – com diversos lançamentos de equipamentos produtos e serviços de 60 setores, como copa e cozinha; cama, mesa e banho; decoração; eletrodomésticos; eletroeletrônicos; higiene e limpeza; fast food; spas; lavanderia; iluminação; lazer; refrigeração; som; telefonia; entre muitos outros.

De 13 a 16 de setembro, o Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, recebe empresas dos quatro cantos do Brasil e de países como Argentina, Itália, Polônia, França, China, Espanha, Emirados Árabes e Colômbia, divididas em estandes que começam em seis e chegam a 350 metros nos em 55 mil metros quadrados do pavilhão, o que evidencia a pluralidade da feira que abriga micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Com o mercado aquecido, pela proximidade dos grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil, a Equipotel deve receber mais de 50 mil visitantes especializados em busca de tendências e soluções para seus empreendimentos. “A hospedagem e o food service ganharam bons aliados para os próximos anos. As Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014 realizadas no nosso país proporcionarão altos investimentos e grandes demandas para empresas dessas áreas, nossos expositores”, diz Katia Castro, diretora superintendente do Grupo Equipotel, que há 48 anos promove o evento.

Programação diferenciada

Simultaneamente à exposição de produtos e serviços acontecem diversos eventos voltados para a disseminação de conhecimento e experiências, como o Equip Conference. Em 2010, o evento chega à 5ª edição e recebe profissionais dos setores da Hotelaria e da Gastronomia para discutir diversos temas relevantes aos visitantes da Equipotel.

A grande novidade deste ano no Equip Conference é a parceria firmada com a Associação Brasileira de Governantas de Governantas e Profissionais da Hotelaria (ABG), que vai promover o 1º Workshop de Governança Hoteleira com palestras voltadas ao segmento, atividades práticas, concurso de amenities e desfile de moda profissional. “Queremos informar e incentivar os profissionais da área da governança”, diz a presidente da entidade Maria José Dantas.

Gastronomia

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), o setor faturou R$292 bilhões em 2009, sendo os canais de food service responsáveis por 22% deste montante. Acompanhando a tendência do mercado, a Equipotel promove o Equip Food & Drinks, que chega à 4ª edição em 2010.

O Salão concentra todos os níveis de fornecedores de alimentos e bebidas em seis mil metros quadrados. Entre os expositores estão Queensberry, Villa Buena, Nutrilevi’s, Mar & Mar, Vivenda do Camarão, Sara Lee, Bacalhau Brasil, Vinícola Pericó, Duale, Agrobonfim e as importadoras Estrela do Oriente e Aroumar, entre muitos outros

É lá também que acontece uma das principais atrações da feira, a Arena Gastronômica, sob organização de Enio Pinto Miranda, diretor da Tyche Mkt Prod. Neste espaço são ministradas aulas de culinária e preparação de drinks para profissionais dos setores, além de degustação de vinhos e a Oficina de Esculturas em Alimentos.

“A sustentabilidade é tendência mundial em todos os setores, inclusive na gastronomia. Por esse motivo, o tema das atrações da Arena Gastronômica deste ano é “Inovações Sustentáveis’”, ressalta Miranda ao explicar que o tema passado aos chefs e bartenders deverá ser trabalhado seguindo duas orientações.

A primeira recomendação inclui a utilização de ingredientes locais, de alta tecnologia na cozinha e criatividade, respeitando tradições históricas. A segunda atenta sobre o fato de que o público é composto por profissionais e os convidados devem dar dicas úteis em cima do tema proposto para pessoas que já sabem cozinhar. “Dentro disso, eles escolhem o que preparar e como repassar aos visitantes”, completa.

No Aula-Show, chefs comandam as aulas de culinária no palco principal do espaço. Entre os convidados, estão Samir Moisés (Restaurante Folha de Uva, SP), Philippe Soffieti (Buffet França, SP), Paulo Leite (Restaurante Amazonas, SP), Osvaldo Gorski (Academie de L’Art Culinaire de Paris Le Cordon Cleu – Senac RJ), Felipe Ribenboim e Gabriel Broide (Restaurante Dois Cozinha Contemporânea, SP), Renata Braune (Restaurante Le Chef Rouge, SP), Raphael Durand (Restaurante Marcel, SP), Roberto Ravioli (Empório Ravioli, SP) entre outros grandes nomes.

Já o Drink-Show reúne bartenders em apresentações que ensinam como preparar drinks diversos. Entre os nomes confirmados estão Pedro Alves Cardoso (Senac São Paulo e Aregala Brasil), Luis Cláudio Simões (The Blue Bar), Juliana Chiba (Grand Hyatt São Paulo) e César Adames (Jornalista e consultor de destilados e charutos.

Ainda na Arena, o Chef Charlie Carving, da Carving Studio Brazil, mostra técnicas tailandesas de esculturas em alimentos. A Oficina, que acontece de 14 a 16 de setembro, sempre em dois horários – às 14h30 e 17h30 -, tem como temas Esculturas em Flores de Frutas e Legumes; Decoração para Festas – Garde Manger; e Ornamentos em Melancias. No primeiro dia da feira (13), não haverá aula, pois será realizado o 1º Campeonato Nacional de Esculturas em Melancias.

Um ambiente dedicado à degustação de vinhos, apresentação, divulgação de tudo o que envolva o rico mundo da enologia também é uma atração da Arena Gastronômica. Este ano, a Cave recebe especialistas como Breno Raigorodsky (Consultor Sommelier e Juiz Internacional); Juan Rodrigues (Península); Enrique Garcia (Extremadura), Rodrigo Martins (Café de La Musique) e Eduardo Lopes (Bacalhoa).

Arquitetura e Decoração

Em uma área de 1072 metros quadrados, arquitetos e decoradores criaram 14 ambientes que simulam as dependências de um hotel. O 19º Equip Design, realizado sob coordenação de Lucy Amicón, da LA Eventos, promete ser um dos espaços mais visitados da feira.
Neste ano, o tema central é “Soluções Sustentáveis e Acessibilidade”. Os profissionais apresentam projetos funcionais que conciliam preservação ecológica e design. Confira os nomes:

Adriana Scartaris e Samira Jarouche (Restaurante), Ana Maria Bogar (Business Center), Anibal Vidal Junior (Suíte Campo), Faride Elia (Suíte Grandes Metrópoles), Folha Paisagismo (Paisagismo), Jorgina Nello Barbosa (Suíte Urbana), Luciana Tomas (Suíte Praia), Moema Wertheimer (Lobby), Raphael Popovick e Aline Ostrowska (Suíte Design), Robson Gonzales (Suíte Universal), Sérgio de Oliveira (Suíte Master), Vilma Massud (Suíte Motel) e Zero 11 Arquitetura (Garden Lounge).

Spa e bem-estar

Sob coordenação da consultora Drika Saad, o Salão Equip Spa & Wellness reúnem empresas ligadas à comercialização de produtos de spa e venda de serviços de consultoria para a implantação em empreendimentos hoteleiros. O espaço, de 850 metros quadrados, proporciona ainda o contato do visitante como Spa Vivo, um spa-conceito onde são apresentadas novidades e tendências de decoração, tratamentos e terapias ligadas à filosofia do bem-estar e da qualidade de vida.

Rodada de Negócios

Em reuniões pré-agendadas, expositores têm a chance de conversar com gestores de compras de estabelecimentos hoteleiros e gastronômicos e abrir portas para a realização de grandes negócios durante a Rodada de Negócios. O encontro, organizado pela primeira vez pela Associação Brasileira dos Compradores de Hotéis e Restaurante (Abracohr), acontece nos três primeiros dias da feira no estande da entidade.

“O objetivo da Rodada é realizar negócios e colocar comprador e fornecedor frente a frente. É também uma oportunidade do expositor ouvir a necessidade do cliente e informar as novidades e tendências”, afirma o presidente da Abracohr, Antônio Xavier Siqueira. “Serão cinco salas equipadas divididas em 70 metros quadrados”, diz.

Entre as empresas confirmadas estão o Grande Hotel Águas de São Pedro – Hotel-escola Senac, The Royal Palm Plaza, Rede Estanplaza, Hospital Albert Einstein, Grupo Leopolldo, La Brasserie, Unimed, Refúgio Cheiro do Mato, entre outras.

Deixe uma resposta