De olho nas Smart TVs

Hotelaria se rende à nova tecnologia e ganha versões cada vez mais interativas

Aproveitando a onda de retrofits e programas de renovação da hotelaria, a indústria eletrônica redobra a aposta neste mercado e capricha no lançamento de equipamentos com mais tecnologia e recursos na medida para o segmento. Na linha de televisores, a exemplo dos telefones celulares, a palavra de ordem é interatividade.

Com esse componente, a LG saiu na frente ao apresentar o protótipo do modelo Pro:Centric Smart TV, que promete funcionar como um portal de comunicação direta entre o hotel e o hóspede, com um diferencial importante, que é a possibilidade que dá aos parceiros e integradores de otimizarem e customizarem o aparelho, de acordo com a gama de serviços oferecidos. Mensagem de boas-vindas, vídeo on demand, room service, check-out express e guia de canais são algumas das possibilidades de recursos integrados, sem necessidade de um hardware adicional, o que, na prática, significa menos custos operacionais. Aos hóspedes, a principal vantagem é o acesso fácil que permite a seus arquivos pessoais e redes sociais, por exemplo, sem necessidade de conexão via cabo.

O novo modelo, que chega neste final de ano ao mercado, já deve acrescentar para a empresa um crescimento de pelo menos 10% em relação ao mesmo período de 2012. “A LG é líder em TV para hotéis desde 2011. Em 2012 a companhia fechou com 51% de market share e manteve a liderança neste com 58% de participação, na medição até o mês de setembro”, informa Thiago Corrêa, gerente de B2B da LG Electronics do Brasil. “O crescente investimento do setor hoteleiro para oferecer aos hóspedes um melhor serviço e uma experiência diferenciada denota que haverá uma migração natural das vendas para o modelo smart”, completa.

Um dos empreendimentos já em fase de implantação da nova tecnologia é o Leques Brasil, hotel escola localizado no bairro da Liberdade, na capital paulista. “Desde o início de nossa operação, há dois anos, investimos muito em tecnologia, para que nossos alunos e hóspedes estejam em contato com o que há de mais novo e moderno. É nossa responsabilidade acompanhar as mudanças deste mercado”, conta a gerente operacional, Cínthia Lacerda, que está adquirindo 58 televisores LG Pro Centric de 32 polegadas. “A LG em parceria com a empresa Nonius tem se destacado muito em ferramentas de tecnologia voltada à hotelaria e essas facilidades encantam os nossos clientes e alunos”, justifica.

Interação e conectividade
Para começar, quando o hóspede do Leques Brasil chegar em sua acomodação, já será saudado com uma mensagem de boas vindas personalizada, em seu próprio idioma. A partir daí todos os demais serviços de mensagens internas também estarão disponíveis por meio da TV interativa, por conta da integração com o sistema interno de gestão do hotel. “A função do express check out garantirá muita praticidade ao público corporativo, que está sempre correndo contra o relógio, assim como os pedidos de room service, o preenchimento do formulário de guest coment, a visualização da sua conta, a qualquer momento, e a antecipação do check out, apenas para citar alguns dos recursos possíveis”, informa Cínthia.

Na opinião da gerente, as áreas mais positivamente impactadas serão a recepção e o room service, que certamente terão uma redução significativa no volume de solicitações por telefone. Ganho também de tempo de atendimento, neste caso. “Acreditamos que todos os serviços serão de grande valia, mas percebemos que a Internet, por estimular a conectividade, será um grande diferencial para o nosso hóspede, que enquanto assiste a TV pode acompanhar o recebimento de e-mails em sua caixa de mensagens”.

O Pullman São Paulo Ibirapuera também está promovendo a troca das TVs e até o próximo ano terá efetuado a substituição completa dos equipamentos com o investimento aproximado de R$ 500 mil, de acordo com o Analista de TI, Sergio De Martino. “Hoje utilizamos uma TV padrão com um setup box, uma espécie de mini PC externo, acoplada ao aparelho. Com essa tecnologia, já oferecemos diversos serviços aos hóspedes como conferência de conta, filmes em alta definição, acesso à internet, visualização dos voos dos principais aeroportos do mundo, internet de alta velocidade, além de serviços do hotel, como o cardápio do room service. As TV´s interativas irão oferecer muitas vantagens adicionais à operação do hotel, pois os novos modelos possuem o antigo setup box dentro da própria televisão. Além de passarmos a utilizar apenas um controle no apartamento, isso facilitará em muito a operação para as áreas de manutenção e TI”, acredita Martino, que geralmente promove um upgrade nos equipamentos a cada cinco anos, como forma de manter sempre a tecnologia de ponta.

De acordo com o gerente, hoje esse tipo de serviço é oferecido apenas nas categorias Executivo, Suíte e Suíte Pullman, porém com a entrada dos novos modelos ele será estendido à totalidade dos apartamentos. Entre os recursos mais demandados hoje, segundo Martino, estão a visualização da conta, acesso a filmes em alta definição, e a consulta de voos em aeroportos.

Deixe uma resposta