Conhecimento leva jovens ao pódio

Olimpíada contou com a presença de 63 alunos de 18 departamentos regionais do Senac

O Senac participou do maior evento de educação profissional das Américas: a Olimpíada do Conhecimento, promovida em março pelo Senai, e que, neste ano, teve como sede das competições o Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. Dentre as modalidades, duas que vão reforçar o time de profissionais para o turismo brasileiro: Cozinha e Serviços de Restaurante.

Realizada a cada dois anos, a sexta edição da Olimpíada contou na cerimônia de abertura, no Maracanãzinho, com a presença de perto de seis mil pessoas, entre alunos e representantes de instituições, como o diretor geral do Senac, Sidney Cunha.

As competições contaram com o profissionalismo de 63 alunos de 18 departamentos regionais do Senac. O talento dos participantes tornou-se mais visível após horas de treinamento com os instrutores, que não mediram esforços para que os jovens interpretassem e resolvessem situações semelhantes às de um ambiente de trabalho real. Um exemplo desse empenho recompensador foi do aluno Bruno Rodrigues Gomes, segundo lugar na modalidade Serviço de Restaurante, que foi treinado por profissionais do Hotel-escola Senac Águas de São Pedro, em São Paulo.

Paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, foi realizada a primeira edição do WorldSkills Américas, torneio que avalia a educação profissional, incluindo-se aí habilidades e competências de jovens talentos da indústria, do comércio de bens, serviços e turismo, setores que têm impacto na economia global.

Na cerimônia de encerramento, realizada no Cais do Porto, foram anunciados os vencedores, na categoria Serviços de Restaurante: Hemilton Heverton O. dos Santos (BA), em primeiro lugar; e Bruno Rodrigues Gomes (SP), em segundo. Esses dois alunos fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Na modalidade Cozinha, conquistaram medalhas: Laysa Barretto de Menezes (BA), em primeiro lugar; e Adriana Pedebos Ribeiro (RS), em segundo. Todos concorrem a uma vaga no Torneio Mundial de Formação Profissional (Worldskills), que acontecerá em 2011, em Londres, no Reino Unido.

Quem esteve no Riocentro pôde comprovar a preocupação do Senac em melhorar a qualidade da educação profissional e conhecer os talentos que são formados para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Além disso, a participação da instituição na Olimpíada do Conhecimento ajuda a realizar sonhos de milhares de jovens em todo o País.

Deixe uma resposta