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Como escolher o protocolo de segurança e higienização mais adequado para o seu hotel

Com o início da pandemia de coronavírus, as empresas de todos os setores, principalmente de turismo, tiveram uma mudança brusca em suas operações e agora se adaptam a uma nova realidade. Após meses de quarentena com negócios fechados, começa a ser desenhada a reabertura gradual dos destinos e da hotelaria. Para garantir a segurança não apenas dos clientes, mas também dos funcionários, foi criada uma série de protocolos. Ainda há muitas dúvidas sobre qual deles escolher e como colocá-los em prática. Além desses fatores, devem ser obedecidos os decretos estaduais e municipais, que podem mudar bastante e em curto espaço de tempo.

Todo esse trabalho dos protocolos foi iniciado na hotelaria com o movimento Hospitalidade Segura, que tem liderança de Simone Scorsato, diretora executiva da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), e consultoria do especialista em Hospitalidade Hospitalar, Marcelo Boeger, além da participação da Resorts Brasil, ABIH, BLTA, FOHB e Senac-SP. “Depois de construirmos juntos, cada entidade tem adaptado os protocolos à sua realidade, mas o importante é que a base é a mesma”, explica Boeger.

Marcelo Boeger

Esse protocolo principal serviu como base para os materiais do Governo do Estado de São Paulo e também para o selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro, do Ministério do Turismo (com protocolos sanitários para 15 segmentos). “O material do MTur é muito mais genérico e abrangente. Já os protocolos das associações são mais específicos. O MTur apresenta regras gerais e os protocolos das entidades aprofundam os aspectos. Por isso reforço que as associações conseguem representar os interesses e as necessidades de cada grupo, e o motivo de existir mais de um protocolo é que precisamos atender às diferentes classes”.

“Criamos uma série de webinars, chamamos profissionais de todas as áreas e começamos o debate, que aconteceu já com o documento previamente montado pelo Boeger. Em geral, condensamos o protocolo do nosso grupo para dois produtos finais, que foram o material do Governo de SP, o primeiro órgão público a cutucar as entidades sobre os planos de retomada, e o segundo foi enviado ao Ministério do Turismo”, detalha Simone.

Como escolher o protocolo

Se o hotel estiver ligado a alguma associação, a dica é seguir o protocolo divulgado pela sua entidade. “Todos os protocolos são muito parecidos no que se refere à sanitização dos ambientes e seguem orientações da OMS e Anvisa porque o vírus não se importa com bandeira nem classe social. O que diferencia mais é quem conduziu o protocolo. Se for um grupo de hotéis com área de lazer, eles direcionam o foco dos protocolos aos eventos e entretenimento, enquanto alguns quase não têm nada a respeito, e outros trabalham com detalhamento maior de A&B. Ou seja, é algo que está ligado ao tipo de interesse”, recomenda Boeger.

Simone Scorsato

“O protocolo do Senac tem uma linguagem mais transversal porque envolve todas as entidades e foi trabalhado em três questões: as mais básicas sobre álcool gel, distanciamento e áreas ventiladas; a segunda preocupação é orientar em caso de hóspedes suspeitos e pacientes positivados; e o terceiro tópico, que entra em todas as áreas, foi desenvolvido pensando na recepção, com check-in e check-out, governança, A&B, eventos, lazer e entretenimento”, complementa Simone.

No entanto, o que muda de uma empresa para outra são as políticas internas. “Ao definir uma política, o hotel estabelece o que funciona, o que permanece fechado e também o comportamento jurídico em caso de hóspedes com febre, por exemplo, se eles serão ressarcidos, colocados em quarentena no hotel ou se não devem sair para as áreas comuns. Os processos de operação estão ligados a protocolos e as políticas se referem ao posicionamento das empresas”, comenta Boeger.

Outro exemplo prático é que o funcionário que retira o lixo dos quartos não deve ser a mesma pessoa que faz a limpeza. “Vários protocolos do Exterior falam isso, mas e se eu tenho apenas uma pessoa contratada para fazer todo o processo? Logo eu terei que adaptar essa recomendação, me preocupando mais com o equipamento de proteção individual (EPI)”.

Novos protocolos

Um dos primeiros materiais foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em formato de cartilhas, incluindo protocolos sanitários para meios de hospedagem, bares, restaurantes, parques, entre outros serviços de Turismo. As recomendações são divididas pelos itens de distanciamento social, higiene pessoal, limpeza de ambientes, comunicação e monitoramento das condições de saúde.

O material cita, por exemplo, que na higienização de ambientes as medidas principais são a remoção do lixo com frequência para evitar acúmulo, retirar objetos de uso compartilhado como jornais, revistas e livros, restaurantes com espaços reduzidos, funcionando por meio de reserva antecipada de horários, e também considerar kits individuais em coffee breaks.

Já o Ministério do Turismo lançou protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que desejam obter o selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro. O interessado deve acessar o site (turismo.gov.br/seloresponsavel), ler as orientações e estar com situação regular no Cadastur. Mas vale ressaltar que o fato do estabelecimento conseguir o selo do MTur e grudá-lo na parede não exclui a necessidade de ter protocolos rígidos de segurança e higienização, além de políticas internas, pois os próprios turistas poderão denunciar os locais por não cumprirem as regras – causando uma possível revogação do selo.

“A partir do momento em que fizemos o exercício de união de todas as entidades para consolidar um protocolo geral, com linha mestra do governo federal, sugiro que todos reconheçam o selo do Turismo Responsável e se apropriem dele. Dentro da dinâmica regional, é preciso olhar ainda quais são as normas do Estado ou município, respeitando os decretos”, alerta Simone.

Em paralelo, o Rio Convention & Visitors Bureau divulgou a criação de um selo de segurança para orientar os estabelecimentos a seguirem normas e protocolos, chamado Rio de Janeiro – Turismo Consciente. O processo de elaboração das diretrizes foi pautado por reuniões entre representantes da Setur-RJ, de segmentos turísticos, empresários e técnicos da Secretaria de Estado de Saúde.

O Sebrae lançou um e-book com orientações para retomada segura das atividades de turismo de negócios e eventos. Esse material foi produzido em parceria com a Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc) e da União Brasileira dos Promotores de Feira (Ubrafe). O SinHoRes – Sindicato Empresarial de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Osasco – Alphaville e Região, em coautoria com a CNTur (Confederação Nacional do Turismo), elaborou outro e-book, com o título Protocolos Covid-Free. E o FOHB lançou também um protocolo para ajudar hotéis na retomada.

Orlando de Souza, do FOHB

E de maneira independente, vários grupos desenvolveram os seus próprios protocolos como a Accor (ALLSafe), Meliá (Stay Safe with Meliá), Hilton (CleanStay), Marriott (Global Cleanliness Council), Leading Hotels (Healthy Stays), Kempinski (White Glove Service) e IHG (Clean Promise). Outros exemplos são da Louvre Hotels, que montou cartilha para ajudar na implementação dos protocolos, da GJP Hotels, que fez uma parceria com o hospital Sírio- Libanês para validar seus protocolos de biossegurança, e ainda da Atlantica Hotels, que elaborou um Manual de Diretrizes Operacionais e o selo Atlantica Safe & Clean Protocol (AS&CP).

“A adesão aos protocolos está muito grande porque as próprias redes estão convencidas de que têm que tomar um cuidado enorme com colaboradores e clientes”, ressalta o presidente executivo do FOHB, Orlando de Souza. “Esta preocupação será um diferencial na concorrência de mercado, com destaque para viagens corporativas, congressos e convenções, onde é necessário responder muitos requests para contratos”.

LEIA TAMBÉM: Cuidados redobrados: os novos protocolos de segurança e higienização

Foto de capa: Pixabay

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