Chef Paulo Machado lançará livro sobre culinária pantaneira

O chef Sul-mato-grossense Paulo Machado lançará neste primeiro semestre seu primeiro livro, “Pantanal: Comitiva de Sabores”, que abordará a culinária pantaneira.

Os capítulos do livro serão divididos em temas como Comida de Comitiva, Comidas de Festa, Comida de Fazenda, Cozinha Indígena, Mercadão/Bolicho e Comida da Cidade. A publicação terá ainda 65 receitas pantaneiras que serão elaboradas pelo próprio Machado e outros chefs da região Centro-Oeste.

A ideia do projeto surgiu há quase 15 anos, quando retornou da Europa, depois de ter estudado gastronomia e atuado em restaurantes estrelados. “Trouxe na bagagem a compreensão de que para se trabalhar alta gastronomia é necessário conhecimento básico da cozinha regional de cada local. Voltei com muita vontade de pesquisar a gastronomia da região onde nasci e percebi que havia ainda muito por desbravar. Foi aí que comecei a conhecer de perto a identidade da cozinha pantaneira”, afirma.

Para escrever o livro, o autor realizou pesquisa de mapeamento e levantamento de dados da cozinha pantaneira durante dois anos, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Hoje, reconhecido embaixador desse tipo de culinária, o chef está desenvolvendo várias ações e trabalhos para divulgar a gastronomia desta região, que ele considera sublime e ainda pouco conhecida.

“Mais do que uma realização pessoal por estar registrando a importante gastronomia brasileira da região de onde venho, este livro é a melhor forma de perpetuar o saber cultural do Pantanal. Ingredientes, modos de preparo, relações de convivialidade e rituais da comensalidade na maior planície alagável do planeta são os motes deste trabalho”, sintetiza. 

Deixe uma resposta