Charme histórico às margens do Douro

Empreendimento ocupa dois edifícios históricos

POR ALESSANDRA LEITE

A Pousada do Porto, que funciona desde outubro de 2009, já se tornou referência na hotelaria de luxo de Portugal. Situada na cidade do Porto, a propriedade é o mais recente membro da Pousadas de Portugal, do Grupo Pestana.

A propriedade mistura de forma inteligente e equilibrada o peso da história com a leveza de uma decoração moderna. É constituída por dois edifícios históricos e distintos ligados entre si: o Palácio do Freixo, considerado um dos mais notáveis monumentos do barroco português construído no século 18 , e a antiga Fábrica de Moagens Harmonia. Ambas as edificações foram totalmente reformadas com o objetivo de recuperar a identidade arquitetônica do conjunto.

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o palácio abriga as áreas comuns da pousada: lobby, salas de estar, restaurante e bar. A renovação preservou as madeiras originais dos assoalhos, portas e janelas, além dos afrescos no teto e espelhos destes espaços. Ao lado, na antiga fábrica de moagens, composta por dois edifícios idênticos, encontram-se os 87 apartamentos, fitness center, spa e piscina aquecida. As cores suaves e a simplicidade do mobiliário dos apartamentos criam uma atmosfera ideal para noites de tranquilidade, alguns deles possuem vista para o Douro.

No exterior, os jardins e a piscina panorâmica seduzem aqueles que apenas querem desfrutar da vista e do silencio que envolve a pousada.

Pousadas de Portugal

A rede reúne mais de 40 pousadas situadas de Norte a Sul de Portugal, nos Açores e agora também no Brasil. São propriedades localizadas em edifícios históricos ou em regiões de interesse histórico ou paisagístico. Todas têm um grande apelo arquitetônico e gastronômico, além de serviço personalizado. Classificadas em: Históricas, Históricas Design, Natureza e Charme, as pousadas são uma boa alternativa de hospedagem para descobrir os encantos do país.

Deixe uma resposta