Cardápios harmonizados elevam a experiência

Experiências únicas são as pérolas do momento, pois em um mundo massificado onde receitas e técnicas são disseminadas com a rapidez de um toque, apenas a promoção destas será capaz de diferenciar uma empresa de outra. Trata-se de uma exclusividade. Mas como alcançá-la? A resposta está na customização e na personalização.

Para esclarecer melhor é preciso entender o momento em que vivemos, que é a “Economia da Experiência”. Neste, as empresas buscam conectar emocionalmente o cliente a uma atmosfera estrategicamente criada em torno de um produto, serviço e ambiente, a fim de proporcionar prazer, encanto e aprendizagem. O contexto é mais valioso que o conteúdo. O resultado está no alcance da conexão com o cliente por meio da vivência de um momento único e memorável.

O setor de hospitalidade tem como essência promover tal experiência, pois oferece bem-estar, satisfação e encanto. Porém, a concorrência é grande e hotéis, outrora exclusivos, acabam sendo copiados e massificados, perdendo a capacidade de se diferenciar e caindo na perigosa mesmice que não encanta e não traz novas experiências. Essa reflexão nos faz pensar então de que maneira podemos garantir experiências únicas?

Sugestão: pelo seu cardápio.  A comida e a bebida tornaram-se aliadas no favorecimento da experiência sensorial, pois geram uma intensa carga de emoções. Tudo isso vem ganhando força a medida que nos tornamos seres que buscam cada vez mais o prazer e a felicidade.

É factível lembrar que a comida vai além da qualidade da matéria-prima, técnicas de cocção ou food design e que, há muito tempo, ultrapassou a visão simplista de que uma boa alimentação corresponde a uma dieta equilibrada, mas hoje transcendendo a combinação dos alimentos saudáveis e técnica. Contempla a soma de novos outros elementos, como conhecimento, ocasião, cultura, arte e emoção.

A harmonização com a cerveja, bebida alcoólica mais consumida no Brasil, favorece a customização e a personalização de seu cardápio e, com isso, sua exclusividade, o que favorece a promoção de novas experiências gastronômicas, que bem conduzidas, tornam-se únicas.

É natural que o assunto harmonização seja frequente e esperado entre os comensais. Em um país de dimensões continentais como o nosso Brasil, multifacetado por culturas e tradições, rico em ingredientes regionais e estrangeiros e levando em conta a ampla variedade de cervejas com seus estilos, aromas, sabores e intensidades, as possibilidades de combinações são imensuráveis. Além disso, facilitam a customização de cardápios e, por meio destes, toda a criação de uma atmosfera única.

Vale ressaltar mais uma vez a importância de um profissional que possua conhecimento técnico como fator-chave para concretização de um cardápio encantador e exclusivo. O sommelier de cervejas é o mediador, condutor e facilitador da experiência entre o cardápio e a expectativa do cliente.

Sob a luz desses princípios, os hotéis que estiverem na vanguarda terão menos trabalho em se promover, já que trata-se de uma tendência mundial, no qual os pioneiros já são amplamente conhecidos e por que não dizer copiados.

Seu hotel está na vanguarda?

 Joyce Oliveira é gerente pedagógica da Academia Barbante de Cerveja. Há 18 anos atua na área de Educação, no segmento da Gastronomia. Nos últimos 10 anos, o foco de estudo e atuação passou a ser bebidas. É Administradora de Empresas, Sommelier de Vinhos pelo Senac SP e WSET e Sommelier de Cervejas pela Doemens/ABC. Contato: [email protected].

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