Abralimp elabora manual de limpeza para os meios de hospedagem

Em meio à pandemia da Covid-19, implementar protocolos de higiene e limpeza na retomada das atividades dos hotéis tornou-se essencial para garantir a segurança dos hóspedes e funcionários. Por isso, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) anunciou um manual para hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem.

“Nos hotéis, todas as ações são efetuadas para o bem-estar do hóspede, do momento em que ele adentra até sua saída. Então, a limpeza profissional, neste contexto, é um ponto fundamental e significa entregar saúde ao cliente”, afirma Guilherme Salla, diretor do Comitê de Sustentabilidade e Certificação da Abralimp.

Recomendações

O Manual de Procedimentos de Limpeza Durante a Pandemia da Covid-19 para Meios de Hospedagem segue as diretrizes do protocolo do Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Uma das recomendações é direcionar dois funcionários para realizar as limpezas das unidades:  um responsável pela remoção do enxoval e retirada do lixo e o outro destacado apenas para a limpeza do quarto.

Outra orientação para o segmento é adotar dois protocolos de limpeza: uma durante a estadia do hóspede, realizada em dias alternados e sem a presença dele, e a outra no check-out, incluindo procedimentos mais específicos e abrangendo toda a unidade, do teto ao piso.

Guilherme Salla recomenda a realização de parcerias entre os empreendimentos e empresas especializadas na prestação de serviços para garantir melhor gestão e eficiência nos novos processos de limpeza e desinfecção.

Na área de piscina, a dica é higienizar espreguiçadeiras, mesas e cadeiras após cada uso. Na parte dos balcões/bancadas, fazer a higienização a cada atendimento;  na troca de roupa de cama e banho, as roupas usadas deverão ser acondicionadas em sacos para não terem contato com outros materiais.

No momento da retirada do enxoval, os funcionários não devem fazer movimentos bruscos para evitar a suspensão de partículas no ambiente e as roupas limpas também devem ser acondicionadas em sacos limpos para evitar contaminação.

Clique aqui para baixar o manual.

Deixe uma resposta