A importância da higienização no ambiente hoteleiro

Por Fernanda Luppi Gaby

Sabemos que o segmento hoteleiro foi um dos setores mais afetados desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, devido ao fechamento e paralização da maior parte de suas unidades desde então.

Neste momento, com o retorno gradual das atividades, o setor deve focar seus esforços em reestruturar-se para atender a todos os protocolos e recomendações das agências de saúde e proporcionar assim, um ambiente seguro e atrativo para seus hóspedes.

Quanto aos processos de limpeza e desinfecção, o setor hoteleiro precisa utilizar o tempo em que as instalações ainda estão fechadas, para se preparar, higienizando e restaurando em profundidade cada uma das áreas do estabelecimento.

Após a etapa de restauração e manutenção, é importante mapear e especificar as áreas-chave das instalações a serem higienizadas (limpas e desinfetadas) em profundidade, para garantir um ambiente saudável antes da reabertura.

Retornando às atividades, o foco precisa estar nos pontos de contato frequentes. Limpar e desinfetar as superfícies de alto contato com as mãos com tempos de intervalos diferentes dos quais eram utilizados antes da pandemia.

Os funcionários precisam ser tranquilizados através de treinamento adequado sobre diretrizes de higienização para que todos se adaptem à nova realidade.

Com relação aos clientes, oferecer um ambiente seguro é imprescindível; além de garantir que os processos e procedimentos de limpeza e desinfecção sejam seguidos em sua totalidade, se faz necessária uma boa comunicação visual assim como adequações para garantir o distanciamento social.

A higiene pessoal também é um fator importante na precaução de possíveis contaminações, por isso, é preciso facilitar o acesso em locais estratégicos do edifício para clientes e funcionários higienizarem as mãos.

Para colaborar na organização destas etapas e mapeamento das superfícies frequentemente mais tocadas, você pode contar com a ajuda do seu fornecedor de soluções de higiene.


Fernanda Luppi Gaby é Application Expert em Infection Prevention da Diversey


Deixe uma resposta