hotelnews

busca

2019
21
02

Palpites para 2019

POR CRISTIANO VASQUES

VASQUES, PALPITES

Com o fechamento de mais um ciclo eleitoral e sinais cada vez mais consistentes de retomada da economia, cabem reflexões e palpites sobre o cenário econômico e do mercado hoteleiro para 2019. Esse exercício, certamente sujeito a erros e revisões, é importante para se proteger de ameaças e aproveitar as oportunidades que devem surgir ao longo dos próximos meses.

A revisão do ano que se encerrou mostra uma economia com diversos indicadores em recuperação, ainda que lenta e sujeita à inúmeras turbulências. A volatilidade do câmbio, o desaquecimento dos negócios e a retenção de investimento durante as eleições mostrou que as dúvidas sobre o rumo do país ainda estavam segurando qualquer possibilidade de retomada.

A acentuada divisão político-partidária deixou sequelas que precisam ser postas de lado por um breve período: a situação financeira do país ainda é bastante delicada e não há quase nenhuma margem para erros ou postergação de ações emergenciais e reformas. Para os perdedores, oposição e fiscalização contra excessos e potenciais atitudes anticonstitucionais. Para os vencedores, trabalhar duramente e entregar aquilo que prometeu, especialmente no campo econômico e no combate à corrupção.

Politicamente, o governo Bolsonaro garantiu algum grau de conforto na Câmara, situação que não parecia possível durante o desenrolar do 1º turno. Isso vai ser fundamental para a discussão e aprovação das diversas medidas que foram anunciadas.

A princípio, goste-se ou não, o presidente eleito está indo na direção do seu discurso. Esse comentário pode parecer redundante, mas quase nunca discurso de eleição prevalece na prática. Nesse sentido, as mudanças devem ser claras e rápidas. 

As diretrizes básicas de seu discurso econômico, liberal e em contradição com seus votos como deputado, trouxeram investimentos e prosperidade onde foram implantadas de forma adequada. Se for esse o caso, ele poderá manter e ampliar apoio político, consolidando reformas fundamentais para que o país volte a crescer e se torne competitivo internacionalmente. Esse ciclo positivo pode trazer crescimento mais acentuado já em 2019. Deve, ainda, ganhar corpo ao longo dos próximos anos e trazer inúmeras oportunidades. 

Isso, no entanto, é futurologia de longo prazo e o Brasil é pródigo em destruir projeções. O que parece mais fácil de prever é que a retomada de 2018 e, muito provavelmente, de 2019, irão recompor receitas e margens dos hotéis. Essa é a principal necessidade do setor no momento, mais demanda para absorver os investimentos dos últimos anos. Tal qual um paciente saindo da UTI, o fortalecimento do organismo é mais importante do que antecipar planos de que ele volte a ter saúde plena.

Essa é a realidade do nosso setor no curto prazo, com raras exceções de mercados com espaço para novos projetos. Quem acompanha essa coluna, entende que há oportunidades para novos investimentos, mas se trata de situações e regiões muito específicas:

Alguns mercados de pequeno porte ainda podem receber novos projetos, geralmente por terem uma dinâmica econômica própria e descolada do panorama geral do país. No entanto, não se trata de um volume de investimentos significativo;

Na cidade de São Paulo há espaço para mais hotéis, especialmente considerando que novos projetos só serão inaugurados de 2022 em diante;

O mercado de turismo de lazer, alavancado pelo câmbio desvalorizado, timeshare e multipropriedade, também está aquecido e deve criar boas oportunidades.

No meio de tantas incertezas, o leitor pode fugir do risco apostando em três coisas que serão muito úteis: paciência, diligência e esperança. Bom 2019 a todos!

 

Cristiano Vasques é engenheiro de produção (Poli-USP) e especialista em gestão do turismo e hotelaria (FGV). É sócio da HotelInvest e managing director da HVS South America. Contato: cvasques@hvs.com

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













c�digo captcha



arquivos


hotelnews

privacidade e segurana Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook