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Posicionamento estratégico na hotelaria independente

POR ALINE SILVA

Você questiona o tempo todo sobre como o seu hotel está posicionado em relação ao seu entorno competitivo? Você revisou recentemente suas estratégias de posicionamento? Se respondeu não a essas perguntas fique tranquilo; você não está sozinho.

Boa parte dos hotéis independentes continua aplicando estratégias de efeito manada sem fazer um avaliação mais profunda do seu modelo de negócio. Porém, nem toda estratégia de posicionamento funcionará para todos. A razão pela qual isso acontece, é que muitos empreendedores estão ocupados com as atividades operacionais para manter a propriedade funcionando sem problemas. Você faz de tudo para estar em todos os lugares ao mesmo tempo. O fato é que isso pode levar à cegueira.

Talvez seja por isso que suas vendas trimestrais estejam diminuindo. Talvez seja por isso que os comentários em sites de resenha estão prejudicando sua marca. Por mais que muitos hoteleiros não gostem de palavras negativas, elas podem ser uma fonte de informação que ajuda a identificar as falhas de posicionamento. Sabendo disso, é possível descobrir algumas estratégias que funcionem para o seu hotel.

‍Fatores de mercado variáveis, incluindo forças econômicas externas e mudanças nos padrões de consumo, também podem influenciar o ritmo de vendas de um hotel independente. Uma estratégia sólida de posicionamento ou reposicionamento é uma ferramenta de marketing que ajuda a otimizar os retornos financeiros futuros do seu negócio.

Um posicionamento bem feito começa e termina com o cliente. Não importa muito o que você vende, mas sim como o cliente percebe o que você vende.

Durante as minhas mentorias de posicionamento, trabalho com duas estratégias para hotéis independentes:

‘Back to basics’: descubra quais são os fundamentos básicos do seu segmento e concentre-se neles. Esse posicionamento pressupõe que os clientes querem algo mais do que o básico, mas também não precisam de tudo. Usando essa estratégia, você pode dar uma nova vida a um produto ou serviço já existente, reinventar uma categoria de serviços ou remodelar as experiências de hospitalidade oferecidas.

‘Breakaway’: este opta por posicionar o hotel como um local diferente do que ele é em sua categoria de hospedagem, associando-o a uma classificação um pouco mais especial. Se a categoria for redefinida, é possível mudar seu lugar na competição. Você pode se tornar o líder de mercado neste novo nicho.

‘Cause marketing’: outra estratégia que também pode ser aplicada é posicionar-se como o “anti-algo” ou abraçar uma causa de verdade, nada de se engajar em modismos. Tenho a certeza de que muitos dos clientes com os quais você se relaciona já tiveram uma experiência ruim ou muito boa com alguma marca. Compreender e compartilhar do mesmo sentimento que o seu cliente pode fazer com que a sua empresa seja adorada.

Faça o que faça, o maior erro que você pode cometer é tentar agradar a todos. Escolha uma palavra que você deseja gravar na mente do seu cliente e faça tudo o que puder para ativá-la. Utilizando essas estratégias você consegue se comunicar de um jeito mais cativante e não perde tempo tentando atender todo mundo.

 

Aline Silva é pesquisadora e exploradora na área de hospitalidade. Por meio da sua plataforma on-line alinesilva.in aconselha pequenas propriedades de hospedagem oferecendo editoriais, mentoria on-line e outros recursos com informações estratégicas ​​sobre hospitalidade, branding, marketing digital, empreendedorismo e conteúdo personalizado. É formada em hotelaria pelo Senac de Águas de São Pedro e Especialista em Inteligência de Mercado pelo Ibramerc-SP. Seu repertório engloba experiências no mercado de luxo, marketing, eventos e movimentos de consumo do segmento. Contato: contato@alinesilva.in

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