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2018
08
11

Viva a arte do bem receber

POR OSMAR JOS VAILATTI

OSMAR JOS VAILATTI, Encatho & Exprotel 2019

Novembro é mês de comemorar, festejar, brindar, agradecer e homenagear os profissionais hoteleiros de Santa Catarina, do Brasil e do mundo: dia 9 é Dia do Hoteleiro. Por isso, uma justa e merecida homenagem ao proprietário de hotel, especialista em oferecer a melhor hospitalidade ao turista, ao visitante ilustre. Parabéns hoteleiros e hoteleiras pelo seu dia, pelo nosso dia. Esta comemoração tem também um sentido duplo para a ABIH-SC, pois serve para lançar o maior evento da hotelaria catarinense, o Encatho & Exprotel 2019, que vai para a 32ª edição na certeza que será o melhor e maior de todos os tempos.

Permitam-me, nesta data tão importante e significativa, como reflexão, abordar o tema: “A qualificação da hotelaria para o crescimento do turismo”. Dizem que as palavras de ordem na hotelaria são treinamento e capacitação. Este é o caminho certo para elevar a qualificação e alcançar sucesso; acrescento: se queremos crescer como seres humanos e como profissionais, devemos perseguir a busca constante do conhecimento e intensificar a qualificação dos nossos colaboradores. Nunca atingiremos o topo, a perfeição, porém, buscando a qualificação e diferenciais nos serviços, estaremos em constante evolução e promovendo o crescimento do turismo.

Líderes modernos, inovadores, com visão de futuro sabem da importância de implantar nas empresas a cultura humanista da valorização das pessoas, do saber ouvir, de motivar, de treinar e capacitar sempre. Somente desta forma criamos equipes bem relacionadas, integradas, responsáveis e comprometidas, com amor ao trabalho e felizes nas funções que executam. Pessoas bem preparadas e felizes fazem a diferença, produzem melhores resultados, e dão mais lucro.  

A qualificação e o bem receber são diferenciais que agregam valor ao produto e nos serviços na hotelaria, portanto, deve ser meta imprescindível de quem atua neste setor. Quando nos qualificamos olhamos o negócio de outra maneira. Um olhar voltado para o cliente e para a empresa, para o físico, as instalações, equipamentos, a segurança, o capital investido, o patrimônio e os resultados, pois uma empresa para sobreviver e se modernizar constantemente precisa dar lucro. Outro olhar deve estar voltado para o humano, a força de trabalho, as pessoas que precisam ter habilidades e competências que as qualificam para o exercício da função de maneira feliz, recebendo salário justo, num ambiente de aprendizado constante e em clima de alto astral.

A qualificação da hotelaria e o crescimento do turismo precisam caminhar de mãos dadas, com líderes competentes, de visão larga, com colaboradores bem treinados, que sabem o valor do bem receber e do sorriso, com empresas que investem e criam constantemente diferenciais nos produtos para encantar e conquistar seu público-alvo.

Este é o papel da ABIH-SC: perseguir a qualificação e a melhoria contínua nas pessoas e nos equipamentos turísticos, e fortalecer a imagem da entidade e do setor. Isto é o que se propõe a realizar a diretoria e equipe da ABIH-SC, na gestão 2019/2020. Este é o foco principal do Encatho & Exprotel e dos eventos realizados pela entidade no decorrer deste ano.

Se tivermos uma hotelaria qualificada, com excelentes instalações, equipamentos modernos e adequados, gestores e colaboradores treinados e preparados e excelente atendimento, com certeza teremos um turismo em constante crescimento. Nós, hoteleiros, seguimos na luta do bem receber, do crescimento, da qualificação profissional e, como diz Geraldo Vandré na letra da música “Pra não dizer que não falei das flores”, a hora é agora. Não espere acontecer!

VIVA o Dia do Hoteleiro! Viva a arte do bem receber!

*Osmar José Vailatti é diretor-presidente da ABIH-SC.

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