hotelnews

busca

2018
25
05

Os menores juros da história

POR CRISTIANO VASQUES

Cristiano Vasques, Artigo

No início de fevereiro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central se reuniu e decidiu baixar a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, para o menor patamar da história do país: 6,75% ao ano. Em março volta a se juntar e, se a inflação continuar abaixo das expectativas, haverá espaço para nova queda de juros, talvez para 6,5%.

O leitor mais atento dessa coluna ou mais versado em economia já sabe que essa queda de juros tem impacto direto no negócio hoteleiro. E aqueles que têm memória mais apurada podem lembrar que a relação entre a queda de juros e o setor já foi tema dessa coluna, no longínquo ano de 2012.

Apesar de parecer redundante, a volta ao tema é mais pertinente que nunca. De fato, há uma série de aspectos relevantes sobre esse movimento dos juros para seu hotel. São eles:

Juros menores estimulam a economia produtiva pela redução dos custos de capital para investimento;

Também barateiam o crédito ao consumidor, o que é fundamental para os inúmeros bens de consumo, especialmente os duráveis;

Os efeitos somados em investimento e consumo induzem um aquecimento econômico generalizado, que reativa o mercado de trabalho e cria um ciclo virtuoso;

O mercado de viagens, em especial, se aquece tanto pela maior renda disponível para viagens de lazer, como pela retomada das viagens a negócios e eventos.

Com a queda dos juros para níveis baixos e em condições macroeconômicas sustentáveis, onde políticas fiscais responsáveis têm papel fundamental, abre-se espaço para a criação de um mercado de crédito privado de longo prazo;

Esse mercado de crédito é fundamental para a viabilização de alternativas de funding aos condo-hotéis (que devem assumir um papel secundário no futuro), criando condições para o surgimento de investidores institucionais e mais profissionais, que tendem a tomar decisões mais racionais e a evitar problemas de super-oferta;

Esses investidores munidos de crédito de longo prazo também devem gerar mais reinvestimento em propriedades existentes, maior número de transações hoteleiras e mais projetos de desenvolvimento de hotéis alinhados com o que se vê no restante do mundo.

Por último, a queda nos juros irá valorizar o investimento hoteleiro através de dois canais principais. O primeiro tem a ver com as explicações acima e resultarão em maior receita e aumento de lucros. O segundo canal é meramente financeiro, se dá ao diminuir o custo de oportunidade do mercado de investimento do país: a renda de um ativo vai valer mais. Exemplificando na hotelaria, o mesmo patamar de aluguel vai atrair mais gente insatisfeita com a rentabilidade de outras opções de renda fixa, achatadas pela queda da Selic, resultando em valorização do ativo.

Como esse colunista já aprendeu a lidar com as armadilhas da meteorologia econômica e hoteleira, faz questão de destacar que todas essas possibilidades estão cercadas de ressalvas. No cenário externo, dependem de manutenção do ambiente de liquidez internacional propiciada pelos baixos níveis de juros nas principais economias. No interno, evidentemente, depende da continuidade político-econômica de um projeto favorável à economia de mercado, fiscalmente responsável e que restrinja o intervencionismo estatal.

Tem curiosidade pelo impacto das megatendências e tecnologias disruptivas no setor de hospitalidade? Então é só seguir o Meteorologista Hoteleiro no Twitter: @Meteoroteleiro.

*Cristiano Vasques é engenheiro de Produção (Poli-USP) e especialista em Gestão do Turismo e Hotelaria (FGV). É sócio da HotelInvest e managing director da HVS South America. Contato: cvasques@hvs.com. 

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













c�digo captcha



arquivos


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook