hotelnews

busca

2016
02
05

O viajante sempre conectado

POR RICARDO POMERANZ

Digital, Celular

O número de linhas de celulares no Brasil é impressionante e supera a população do País. São mais de 280 milhões de linhas, das quais 40 milhões são aparelhos com acesso à internet. Com isso, fica mais do que claro que empresas de qualquer setor precisam garantir que seus sites sejam extremamente fáceis de navegar nestes telefones. Ninguém pode desconsiderar esta realidade, incluindo a indústria do turismo.

Uma pesquisa da Jumio – Mobile Consumer Insights – revela, entre outros dados, que 38% dos viajantes simplesmente abandonam o processo de compra em razão da má experiência com os dispositivos móveis. O que exatamente isso quer dizer? Dificuldade para encontrar a informação desejada, impossibilidade de preencher um formulário, demora no carregamento da página de reservas, para citar apenas alguns exemplos.

É bom lembrar também que o turista usa a web no celular não apenas para fazer reservas e finalizar uma compra, mas para pesquisar destinos, escolher as melhores ofertas de hotel, voos, aluguel de carros e para planejar o que vai fazer durante sua viagem.

Para se ter uma ideia da importância do acesso à internet pelos dispositivos móveis, basta ver as informações de um estudo recente da TripAdvisor. O levantamento mostrou que os viajantes exigem interações mais amigáveis com as empresas de hospitalidade. Um terço deles gostariam de fazer check-in nos hotéis pelo celular, a exemplo de 66% dos passageiros que usam esses aparelhos como cartão de embarque e 55% que fazem reservas de restaurantes e transporte usando estes equipamentos.

Então, diante deste cenário, uma pergunta se impõe: o que constitui uma grande experiência no uso de dispositivos móveis – celulares ou tablets – pelos viajantes?

Acredito que três elementos são fundamentais. O primeiro deles é garantir uma interface bem elaborada e navegação fácil. Parece redundância lembrar, mas há empresas que esquecem que estes dispositivos móveis não contam com mouse ou teclado, razão pela qual facilitar a navegação é imprescindível.

Outro pronto relevante é a necessidade de ter um conteúdo que possa ser lido em telas de diferentes dimensões e, principalmente, deixar o processo de pagamento o mais claro possível para não correr o risco de o consumidor desistir da compra. Terceiro, não dá para desconsiderar também que grande parte das conexões à internet são feitas pela rede 3G, bastante limitada. Por isso, é importantíssimo prestar atenção à performance no carregamento das páginas. Basta lembrar que um estudo do Google mostra que 74% das pessoas abandonam o site que estão visitando se ele levar mais de cinco segundos para carregar. É isso mesmo! Apenas cinco segundos.

Assim, fica fácil chegar a uma conclusão. Diferentemente de alguns anos atrás, o novo viajante é uma pessoa que está sempre conectada a seus dispositivos móveis, seja um smartphone, seja um tablet. Ele demanda uma experiência cada vez mais rica, cada vez mais proveitosa e útil com estes aparelhos. Por isso, para as empresas do setor de hospitalidade esta mudança do consumidor para as plataformas móveis não é apenas uma oportunidade de inovação. É bem mais do que isso. É uma necessidade, a exigência de uma nova postura que vai definir o futuro de seu negócio.

Não se iluda! O uso da internet nos dispositivos móveis não é um modismo. Veio para ficar e vai se aperfeiçoar mais e mais a cada dia que passa. É o presente, o hoje. Eles pesquisam, se comunicam, fazem reservas e compram com seus celulares e tablets. Por isso, as marcas precisam otimizar suas estratégias e oferecer exatamente o que o consumidor quer, sob pena de perder mercado. Para sempre”.

 

Ricardo Pomeranz é copresidente da Rapp Brasil, especialista e consultor em transformação digital.

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













c�digo captcha



arquivos


hotelnews

privacidade e segurana Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook