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2019
12
09

Colortel Touch by hotelnews: o papel dos influenciadores digitais na promoção do hotel

Equipotel 2019, Colortel Touch

O diretor da B4Tcomm, Alberto G. Martins, também participou do segundo dia de “Colortel Touch by hotelnews” na Equipotel 2019, explicando como utilizar os influenciadores digitais para alavancar a comunicação de hotéis.

Formado em Relações Públicas e pós-graduado em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria, ele atuou durante 15 anos no turismo antes de empreender e fundar a B4Tcomm, em 2007.

Desde 2012, a marca trabalha com influenciadores digitais, sendo 60% dos clientes do segmento hoteleiro. No Brasil, as redes sociais mais consumidas são o Facebook, WhatsApp e YouTube, respectivamente. "Passamos por uma revolução digital, principalmente, com o surgimento das redes sociais. Hoje, temos uma digitalização do boca a boca. Nós entendemos que os influenciadores são um canal de mídia muito relevante".

Martins ressaltou a importância de valorizar o trabalho do influenciador. “Muitos hoteleiros ainda usam a permuta para maximixar o engajamento nos hotéis. Não vou dizer que é errado, mas gosto de salientar que, da mesma maneira que o hoteleiro precisa gerar receita, os influenciadores também têm contas para pagar”.

Escolhendo o influenciador adequado para o seu hotel

Para cada objetivo no hotel - aparição da marca, geração de leads, engajamento ou vendas efetivas - existem métricas certas que precisam ser avaliadas para escolher o influenciador mais adequado, como pageviews, quantidade de comentários, interações, assinaturas, entre outras. "Outra maneira de medir a receita do influenciador é por meio do cupom de desconto, gerado especialmente para a divulgação de determinado influenciador", explica Martins.

Ele afirma ainda que os hoteleiros não podem esquecer dos nanos e microinfluenciadores, além dos nichos de atuação. "É preciso avaliar a reputação, o tempo no mercado, o score que ele tem nas ferramentas de monitoramento e o público para o qual ele se dirige".

Segundo o diretor da B4Tcomm, ainda que a escolha do influenciador esteja correta, o plano de comunicação precisa ser de longo prazo. "Tem que ser um trabalho constante para que seja eficaz. Construir uma reputação leva tempo. Não necessariamente um post sozinho vai fazer você ter ocupação máxima o restante da semana".

Estratégias para além dos influenciadores

Outra questão evidenciada é de que o cliente também é um grande influenciador digital. "Não podemos esquecer de tratar o cliente como um influenciador, porque querendo ou não ele está divulgando a marca do hotel por meio de suas postagens e marcações".

O especialista finalizou destacando que as redes sociais não são a solução do problema. "O hotel precisa ter uma equipe treinada, precisa continuar investimento no departamento comercial e em outras mídias. É o conjunto de ações que vai garantir o sucesso esperado".

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