hotelnews

busca

acontece / gastronomia

2019
17
04

3º. Gastroetec destaca cozinha brasileira

Valorizar a cultura local e mostrar o que o Brasil tem de melhor. Essa a proposta do 3º Gastroetec que acontece nos dias 17 e 18 de maio, na ETEC Santa Ifigênia, na capital paulista. Gustavo Castro (na foto), coordenador do evento e professor de Gastronomia explica que a ideia original é a de um encontro multidisciplinar, que aproxime o universo gastronômico da população em geral, apoiado num mix de atividades. O 3º Gastroetec insere workshops de segmentos culinários variados como panificação, comida de boteco, restaurante, enologia e cafeteria na programação, a cargo de chefs renomados e especialistas em temas ligados ao universo da cozinha.

“O objetivo é mostrar que a gastronomia está ao alcance de todos”, confirma ele. A interação também é acentuada, de acordo com o coordenador da 3ª. Gastroetec, pela aproximação dos alunos com os profissionais do setor. “Esse relacionamento ajuda a quebrar barreiras entre o universo escolar e os especialistas”, sentencia.

Ao sabor das novidades

Castro assinala o desafio para encontrar conteúdo atual e diferenciado, que revelem as tendências do mercado. E na edição desse ano, a preocupação foi convidar chefs vinculados à culinária brasileira. Entre eles: Chef Carlos Ribeiro – que faz palestra sobre Comida de Santo; Chef Amanda Vasconcelos - que em seu workshop apresenta a Cozinha Acreana; Chef Ana Maria Tomazoni – sobre a valorização de produtos locais.

 Ainda entre os profissionais que emprestam proposta inovadora ao 3º Grastroetec, a Chef Cristiane Stabile explora o tema “Mares do Norte – Peixe com crosta de castanha e purê de banana da terra”. De acordo com Castro, a experiência vai ressaltar não apenas o produto do mar, mas mostrar que outros pescados também brilham à mesa e, assim, segundo ele, dissociar a crença de que só peixes como salmão compõem a alta gastronomia. De acordo com a própria Cristiane Stabile, a oportunidade servirá para demonstrar o preparo de uma receita gourmet, com peixes fornecidos por produtores e coprodutores locais e nacionais. “Nosso país é muito rico e proporciona isso”, comenta ao acrescentar o fato da gastronomia ser bem menos complicada do que parece. “O segredo está na sutileza do olhar e no respeito pelo ingrediente”, sentencia a chef que integra a Aregala Internacional e Cozinheiros Sem Fronteiras e faz referência, na nomenclatura da receita que apresenta, ao Litoral Norte paulista e adjascências.

O evento recebe cerca de 25 expositores, voltados à área gastronômica profissional e artesanal, com produtos como geleias, molhos doces artesanais, entre outros itens. E o espaço ainda abrigará uma praça de alimentação com 5 foodtrucks. São apoiadores do 3º Gastroetec: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL; Associação de Restauradores Gastronômicos da Américas e do Mundo no Brasil – AREGALA e Cozinheiros Sem Fronteiras. Além das marcas parceiras: Food Pass; Fiume Freddo, Hikari, Temperart, Bar do Leo, Deliperi Design e Famesp.

 

 

 

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook