hotelnews

busca

acontece

2018
08
11

Novotel Botafogo (RJ) reduz em 70% o desperdício de alimentos

Novotel Botafogo

No mês de outubro, quando são celebrados o Dia do Consumo Consciente e o Dia Mundial da Alimentação, o Novotel Rio de Janeiro Praia de Botafogo, na capital fluminense, apresenta o resultado de seu programa de gestão de desperdício alimentar. Após 45 dias de monitoramento e ações corretivas, o hotel deixou de jogar fora 574 Kg de alimentos, passando para 174 Kg; e as ações para redução ainda continuam.

O empreendimento implementou ações na unidade, que consistiram em separação do lixo orgânico no restaurante, além da implementação de um balde com balança exclusivo para a pesagem das sobras do bufê, cascas e talos. Todo o desperdício foi acompanhado de forma simples, com o auxílio de uma planilha, porém com um grande poder de conscientização e engajamento dos colaboradores e hóspedes.

Após o resultado das pesagens dos alimentos que iam para o lixo, a primeira ação corretiva foi a implementação de uma gastronomia focando o desperdício zero. Desde então, alimentos pré-preparados que não foram disponibilizados no café da manhã são transformados em outros pratos e servidos nas demais refeições ou, em último caso, destinados a uma composteira que transforma estes resíduos em adubo para plantas.

“Frutas já picadas e descascadas podem virar suco no almoço, frios fatiados podem compor uma salada ou rechear uma lasanha e ovos cozidos ou mexidos tornam-se ingredientes de uma deliciosa farofa. No futuro, queremos chegar na fase em que não teremos tantas sobras ao ponto de aproveitá-las em outras receitas”, exemplifica a gerente geral, Lizandra Nunes.

 “Queremos conduzir uma mudança comportamental junto com os nossos hóspedes e colaboradores estimulando o consumo consciente, pois a nossa meta global é reduzir em 30% o desperdício alimentar até 2020. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), diariamente, 1/3 dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado e nós, como empresa líder do setor, temos que dar o exemplo e contribuir para a sociedade”, afirma Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da AccorHotels na América do Sul.     

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook