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26
03

Pequenas empresas no setor de Turismo são as mais afetadas pela pandemia

Ilhabela Pousada Boutique

As empresas de pequeno porte que trabalham com turismo foram as mais atingidos pelo efeito do coronavírus. Segundo dados do World Travel & Tourism Council (WTTC), entidade mundial de viagens e turismo, em 2018, o turismo contribuiu com US$ 152,5 bilhões para o Produto Interno Bruto (8,1% do total). Ao todo, o segmento gerou 6,9 milhões de empregos.

O levantamento ainda detalha que 99% dessa cadeia é composta por pequenas empresas, que representam 1,9 milhões de empreendimentos, divididos entre diferentes atividades, como agências de turismo, hotéis e pousadas, transporte, atrativos, eventos além de bares e restaurantes.

 

Planejamento na crise

A coordenadora de Turismo do Sebrae, Germana Magalhães, orienta que os empresários devem planejar a administração do negócio durante a paralisação. Os empreendimentos têm que estruturar canais de atendimento com o cliente visando a negociação das reservas, remarcação ou liberação de créditos, além fazer uma comunicação rápida com clientes e fornecedores.

“É essencial que a política de cancelamento seja flexibilizada ao máximo para que essa reserva seja remarcada, evitando o cancelamento e o reembolso. Em um momento como esse, reservas futuras podem garantir o fluxo de caixa mínimo”, orienta a coordenadora do Sebrae.

 

Confira as dicas que podem ser aplicadas durante a paralização:

- Transfira o que for possível das atividades com sua equipe, fornecedores e clientes por canais à distância.

- Comunique em todos os canais as medidas que a empresa está tomando relacionadas à política de cancelamento. Aproveite esse momento para demonstrar os serviços futuros.

- Analise quais contratos podem ser negociados futuramente e converse com os fornecedores.

- Acompanhe e planeje o fluxo de caixa.

- Converse com seus agentes financeiros sobre linhas de créditos e flexibilização de pagamentos de empréstimos.

- Use o momento para refletir sobre o seu negócio. Veja como ele está posicionado e se reorganize para a empresa retornar mais fortalecida quando a crise passar.

- Crie conteúdos que demonstrem a experiência futura que o cliente terá, sempre deixando a mensagem que no momento ele precisa ficar em casa, mas que em breve o seu serviço ou produto estará ainda melhor pra recebê-lo.

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