hotelnews

busca

acontece

2019
28
11

HSMAI Strategy Conference projeta cenário próspero para a hotelaria em 2020

Realizada nesta quarta-feira (27) no hotel Maksoud Plaza, na capital paulista, a sexta edição do principal evento de estratégia de hotelaria do Brasil debateu os novos rumos do mercado de hospedagem. O painel sobre o assunto reuniu o vice-presidente do CBRE Adriano Sartori, o CEO da South Rock Leandro Barankiewicz e o CHRO da Stefanini Brasil Rodrigo Pádua

A retomada econômica, os investimentos em inovação e a geração de empregos foram referências fundamentais para a projeção de um cenário favorável para a hotelaria brasileira em 2020. Esse panorama foi esmiuçado pelo Painel Riscos e Oportunidades de 2020 na 6ª HSMAI Strategy Conference, que reuniu hoteleiros, investidores e especialistas de mercado nesta quarta-feira (27) no Maksoud Plaza, na capital paulista.

A proposta do diálogo foi identificar os cenários que o mercado hoteleiro encontrará em 2020 e debater estratégias de atuação. No entender do CEO da South Rock, Leandro Barankiewicz, a hotelaria brasileira está entrando em um período muito bom. “Eu estou bastante otimista com 2020. Hoje estamos em um momento muito bom para investir, para comprar novas marcas e expandir. A hotelaria viverá um boom de crescimento. Mais do que nunca é tempo de investir em experiências, seja no mundo digital ou no mundo físico”, frisou ele.

CHRO da Stefanini Brasil, Rodrigo Pádua afirmou que a retomada econômica engrenou de vez e que já consegue sentir uma economia aquecida. “A tendência é que 2020 seja muito bom para os negócios. O mercado está crescendo, as empresas estão investindo, estamos gerando empregos. As movimentações estão acontecendo e hoje conseguimos identifica-las com clareza. Agora é a hora de inovar: ou o hoteleiro entende que precisa mudar ou ele estará morto”, decreta.

Pádua destacou ainda que as empresas estão destravando suas verbas. “Num momento de crise, o orçamento é enxugado e costuma afetar primeiro os três setores clássicos: marketing, treinamento e viagens. Agora, notamos que o movimento segue no sentido oposto. As empresas estão percebendo que, como se diz, quem chega antes bebe água limpa. Hoje, tanto os nossos clientes grandes quanto os pequenos projetam um 2020 otimista, pois os fundamentos econômicos apontam para isso”.

Os bons ventos que refrescam o mercado hoteleiro estão redesenhando as expectativas para os próximos anos. Muitas pesquisas já apontam dias melhores. Em setembro passado, por exemplo, a segunda edição do Panorama da Hotelaria Brasileira, tradicional publicação do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), já havia apontado que, em 2020, o Brasil contará com 177 novos hotéis; 75% deles serão lançados nas regiões sul e sudeste.

Segundo Sartori, os bons resultados estão arejando todos os setores, principalmente o de negócios. “A vacância de escritório no Brasil caiu mais de 50% neste último ano. Isso é muito representativo e impacta o turismo de maneira muito forte. As empresas estão viajando mais e abrindo novos escritórios fora de São Paulo. O cenário encaminha-se para um 2020 promissor. Na parte econômica tudo está se caminhando. Só esperamos que a turma de Brasília não faça nenhuma besteira no caminho”.

Em meio às revoluções que reconfiguram o conceito de hospedagem, especialmente as decorrentes da tecnologia, Leandro identifica um fator primordial que é a alma do negócio. “Nessa revolução digital, valorizar as relações pessoais, humanizadas, será um desafio para os hotéis. Haverá um momento de ruptura”, prevê.

Outro fator cuja relevância deve ser amplificada ainda mais daqui para a frente é a informação. “Quando há muita oferta de informação, como presenciamos hoje, carecemos de uma curadoria. A boa curadoria da informação e a necessidade de networking serão fundamentais para a hotelaria nos próximos anos. E o hoteleiro precisará inovar para acompanhar o mercado”, avisou Leandro.

Em sua 6ª edição, HSMAI Strategy Conference reuniu 140 participantes no Maksoud Plaza no dia 27/11.

*Por Zaqueu Fogaça Rodrigues

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook