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2019
09
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HFN - Karla Patriota defende investimento no marketing de experiência

HFN, Alimentação fora do lar

Pós-graduada em Antropologia Social, além de professora de mestrado e doutorado em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Karla Patriota apresentou a palestra: “Entenda como fidelizar e rentabilizar a marca de seu hotel e restaurante”, no último da Hotel & Food Nordeste (HFN). A feira de alimentação fora do lar aconteceu entre os dias 06 e 08 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. As temáticas foram debatidas no espaço HotelCor Talks by Colortel, com curadoria da hotelnews. 

Ao traçar uma linha do tempo do marketing tradicional e suas fragilidades acentuadas ao longo do tempo diante do novo perfil do consumidor, Karla Patriota defendeu o investimento no marketing de experiência com entrega da afetividade como novo caminho. Na ótica da especialista,  a publicidade vive uma crise de plausibilidade, onde as pessoas confiam mais no que outras pessoas dizem sobre a marca, do que no que publicidade retrata. “O novo marketing ancora seu modo de atuação numa outra perspectiva”, frisou. 

Na visão da especialista, existem três níveis de experiência: a entrega da promessa (necessidade), a construção da lealdade genuína (expectativas da relação) e o estímulo do desejo (percepções). E que, diante disso, é preciso ter atenção ao “hiato” existente entre a expectativa e a realidade. “Nós precisamos, de forma urgente, mudar o foco do produto ou serviço, valorizar emoções e sensações, ofertar experiências únicas no sentido mais absoluto , criar elos emocionais entre o consumidor e a marca, e nos descolar da qualidade de preço porque a qualidade transcende essa dimensão ”, pondera.

Ao destacar três exemplos emblemáticos de feedback negativo em das redes hoteleira e de alimentação envolvendo o Brasil Restaurante Week, Groupon e Peixe Urbano, Karla desafiou os empresários presentes a ter atenção com o lugar do afeto nos seus empreendimentos. “As pessoas buscam referências, querem ser felizes e procuram experiências. E paixão é uma métrica que se renova a cada dia”, salientou. Segundo a especialista, esse novo modelo de marketing garante o retorno com a economia da recomendação e a fidelização do cliente. 

Mas como colocar em prática o marketing de experiência? A professora apresentou o passo a passo: decidir investir, metrificar o processo e mapear a jornada dos clientes, planejar,  além de interagir sempre e transmitir confiança. Hoje customização (serviços e produtos) não é opcional, é obrigatório porque as pessoas não querem ser mais um, elas querem ser bem tratadas, e viver experiências únicas e memoráveis”, pondera. “São apenas algumas dicas para começarmos a adentrar nessa perspectiva da experiência entendendo que ela uma relação que você estabelece com seu cliente e ela pode trazer para você muitos frutos”, afirmou.

Por Angélica Renepont.

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