hotelnews

busca

em foco

2019
08
11

HFN 2019 - Como a hotelaria pode se beneficiar dos influenciadores digitais?

HFN, Hotel & Food Nordeste, Alberto Martins

A utilização os influenciadores digitais para alavancar a comunicação de hotéis foi a temática da palestra ministrada pelo diretor da B4Tcomm, Alberto G. Martins, no segundo dia de trabalhos no espaço HotelCor Talks by Colortel na HFN (Hotel & Food Nordeste). Com a expertise de 15 anos de atuação na hotelaria e turismo somado a atuação desde 2012 com influenciadores digitais, Martins revelou como a rede hoteleira pode se beneficiar desses profissionais. O bate-papo aconteceu nesta quinta (07), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). 

Ao salientar que construir uma reputação e obter resultados leva tempo, Martins defendeu um plano de comunicação sistemático pensado para o médio e longo prazo. “Muitas vezes a gente tem pressa pelo resultado e quer que ele aconteça imediatamente. A questão é que, muitas vezes, uma campanha que um blogueiro lança hoje vai começar a gerar vendas efetivas dentro de quatro a cinco meses”.  

Alberto também frisa que cada campanha deve ser realizada levando em consideração o objetivo da rede hoteleira, seja ela: aparição da marca (brand awareness), geração de leads, engajamento ou vendas efetivas. Para cada uma dessas ações é possível medir o resultado através de métricas, entre elas a observação visitantes e pageviews; taxa de conversão e custo por lead; comentários, interações e menções nas redes sociais; além de vendas online e ticket médio.

O especialista também destaca a importância  da qualidade da informação, que precisa ser completa para garantir mais engajamento e compartilhamento. “As pessoas acreditam nesse tipo de conteúdo, afirma. Além disso, Alberto G. Martins ressaltou que a utilização das redes sociais não dispensa o uso dos outros canais e que o mesmo plano de comunicação não serve para duas empresas. “A comunicação tem que ser assertiva”, pondera. 

O diretor da B4Tcomm também reforça que os hoteleiros não podem esquecer dos nanos e microinfluenciadores. “Todo mundo hoje quer aquele influenciador que tem um milhão de seguidores, mas não vai ser esse mega influenciador que vai gerar conversão de vendas para o seu hotel. Quem vai fazer isso é o nano e microinfluenciador que tem os seguidores mais engajados. A gente precisa entender que quantidade, em influência digital, não é qualidade”, cravou.

Outro ponto destacado pelo especialista é o papel dos clientes como influenciadores digitais. Martins salienta que grande parte dos hotéis não dá visibilidade às suas redes sociais para os hóspedes. “Estimular que o cliente interaja no momento em que ele está no seu hotel é o seu melhor cartão de visita dentro da empresa digital. A gente precisa estimular essa relação”, defendeu. Apesar do crescimento exponencial das redes sociais, Alberto G. Martins adverte que ela não é a única solução. "É indispensável contar com uma equipe competente, treinada e imparcial." 

COMO ESCOLHER O INFLUENCIADOR

O fundador da B4Tcomm, que foi criada em 2007, Alberto G. Martins ressalta que é preciso escolher um profissional que se identifique com a marca uma vez que há influenciadores para os mais variados segmentos de hospedagem - petfriendly, econômica, em casal, em família, esportiva. “A gente precisa entender quem são eles (influenciadores) e se eles têm haver com a nossa marca.” E complementa: “O nicho de atuação é muito importante. Nem sempre o influenciador que você conhece é o influenciador que você precisa ter no seu hotel”, adverte ao reforçar a importância do nicho de mercado e geolocalização desse profissional.

Com 60% de clientela proveniente da hotelaria e uma  média mensal de 25 pedidos de “parcerias” com influenciadores, o diretor da B4Tcomm ressalta também que é preciso estudar quem é esse profissional antes de propor ou aceitar parcerias, e até mesmo fazer investimentos. “Todo posicionamento desse influenciador tem que ser estudado e entendido antes da gente trazê-lo para dentro do nosso empreendimento”.

Por Angélica Renepont.

 

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook