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Edição 408

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Capacitação hoteleira

Treinamento constante é garantia de bons serviços e rentabilidade 


Capacitação é um tema recorrente, em especial para quem trabalha com serviços, como a hotelaria. Um empreendimento pode contar com a melhor infraestrutura, atrações diferenciadas e recursos tecnológicos de ponta, mas se o atendimento for insatisfatório, certamente não terá um resultado positivo.


De acordo com dados do relatório Hotelaria em Números - Brasil 2018, da Jones Lang LaSalle, o País conta atualmente com quase 10,5 mil empreendimentos hoteleiros dos mais diversos tipos. Já a mais recente Pesquisa de Serviços de Hospedagem, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, informa que eram mais de 31 mil meios de hospedagem em 2016.


Apesar da divergência de dados, ambos os levantamentos afirmam que a maior parte dos empreendimentos é independente, o que, muitas vezes, resulta em um menor aporte financeiro destinado a programas de qualificação, quando comparado com a operação de redes, como conta Antonio Carlos Bonfato, professor de graduação e pós-graduação da área de Hospitalidade do Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro (SP). “Isso faz com que a maioria dos colaboradores, de cargos operacionais e mesmo os de supervisão, seja composta por pessoas sem formação na área. Além disso, muitas vezes essa ‘formação’ se dá sem uma lógica de aprendizado. Ela ocorre por meio da própria realidade do trabalho cotidiano, ou seja, o conhecimento acontece ‘in loco’, no dia a dia, com todos os erros e acertos”, conta.


Veja a matéria na página 20 da edição 408


 

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