hotelnews

busca

Edição 404

estilo

Iluminação decorativa e funcional

Os diversos artefatos luminotécnicos precisam ser combinados para oferecer a luz correta para cada atividade


De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), sensações são reações a estímulos que ativam áreas do córtex cerebral e têm como principal função garantir a sobrevivência humana, uma vez que geram respostas e comportamentos específicos. A sensação esperada quando se entra em um quarto, seja em casa ou em um hotel, certamente é o aconchego. Para ajudar a despertar essa percepção nos hóspedes, o projeto luminotécnico é peça fundamental na decoração dos ambientes.


Nele estão as especificações de dispositivos de controle da luz, lâmpadas e luminárias utilizadas no local e “que vão criar cenários com efeitos de luz para o perfeito desempenho e conforto visual do usuário, de acordo com a tipologia do espaço”, explica Cristiane Baltar Pereira, coordenadora da pós-graduação em Arquitetura de Iluminação do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), no Paraná.


Para Patrícia Passo, também da UniCuritiba, cada vez mais os empresários têm entendido a importância e a eficácia de um projeto de iluminação, o que não ocorria até pouco tempo. “Infelizmente não havia tanta preocupação com a iluminação e os benefícios que este sistema poderia proporcionar, tanto no conforto visual do usuário quanto na eficiência energética. Hoje podemos ver um cenário bem mais animador para este setor”, afirma.


Leia a matéria completa na página 34 da edição 404


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook