hotelnews

busca

Edição 404

tecnologia

Ambiente fresco e saudável

Sistema de ar condicionado ganha Lei de manutenção preventiva


De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), em 2015, o setor de ar condicionado no Brasil passou por uma grave crise, apresentando uma queda de quase 16% em relação ao ano anterior. Os números de 2017 foram mais otimistas, com 5% de crescimento. No entanto, pode-se considerar que o mercado ainda está em recuperação. Atualmente, o Brasil conta com 85 fabricantes, que empregam mais de quatro mil pessoas. No setor de instalação e manutenção, 6.849 empresas têm quase 54 mil funcionários diretos envolvidos. O segmento faturou R$ 27,8 bilhões em 2017 e projeta R$ 30 bilhões para este ano.


Os dados econômicos por si só já mostram a importância do setor. Hoje, boa parte das empresas já entendeu que o ar condicionado não é mais um diferencial, e sim item essencial. Na hotelaria não é diferente, tanto que a pauta hoje não é ter ou não um sistema de climatização, e sim como aliar qualidade, economia e sustentabilidade. “O ar condicionado pode representar até 70% dos custos com energia elétrica. Sabendo disso, é necessário buscar a aplicação de sistemas mais eficientes”, afirma Mário Sérgio de Almeida, presidente do Departamento Nacional de Empresas, Projetistas e Consultores da ABRAVA (DNPC).


As fábricas brasileiras, que possuem em sua grande maioria capital estrangeiro, são regidas por padrões internacionais de qualidade. “Os principais componentes dos equipamentos produzidos por aqui são importados e atendem aos quesitos de eficiência energética estabelecidos pela certificação nacional”, explica Almeida, para quem o Brasil tem acompanhado a evolução mundial na utilização de fluídos refrigerantes que diminuam os danos à camada de ozônio e do efeito estufa. “Estamos buscando agora componentes químicos que reduzam a zero os citados efeitos, e que possuam eficiência energética superior aos índices atuais”, informa.


Leia a matéria completa na página 28 da edição 404


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook