hotelnews

busca

Edição 402

gestão

Colaboradores especiais

Contratar funcionários com deficiências é benéfico para o hotel e para as pessoas


Ao chegar no Tivoli Mofarrej São Paulo, hotel da capital paulista, o cliente é recebido com um sorriso no rosto e muita simpatia por José Luiz da Rocha, mais conhecido como “Mineiro”. Trajando uma cartola e ao lado de seu carrinho de bagagens customizado, feito em tamanho reduzido, o capitão-porteiro portador de nanismo usa todo o seu bom humor para cativar quem visita o empreendimento de luxo.


Quase 24% dos brasileiros, ou seja, 45 milhões de pessoas, têm algum tipo de deficiência, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do grande número, comparável até mesmo à população total de alguns países, muitas pessoas ainda encontram dificuldades na hora de encontrar emprego, seja por falta de oportunidades reais de crescimento, ou até mesmo de interesse dos empregadores.


De acordo com a Lei nº 8213/1991, conhecida como Lei de Cotas, empresas que tenham entre 100 e 200 empregados devem reservar 2% de suas vagas para pessoas com deficiência. Acima disso, ela varia e pode chegar ao máximo de 5%. “Por meio legal, os ambientes de trabalho começaram a se transformar, inclusive a hotelaria”, declara Andrea Nakane, sócia-diretora da Mestres da Hospitalidade, empresa especializada em capacitação e treinamentos. “Hoje percebemos que vai muito além da aplicação de uma lei, as empresas do ramo hoteleiro passaram a enxergar a prática da inclusão como algo que acrescenta à sua imagem e reputação. A acessibilidade é um princípio humano e não pode ser encarado como um custo adicional”.


Para Andréa, a inclusão de pessoas com deficiências no ambiente de trabalho também traz outro ganho: o exercício da empatia. “As equipes acabam desenvolvendo isso, e é interessante o exercício de se colocar no lugar do outro”, acredita.


Leia a matéria completa na página 18 da edição 402.


 


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook