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Edição 399

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Gestão de compras

É importante planejar as compras e investir em bons fornecedores


Alimentos e bebidas, móveis, enxovais, e aparelhos como televisores e frigobares: tudo passa pelo departamento de compras de um hotel ou rede hoteleira. Mas a tarefa não é tão simples assim. Não basta apenas adquirir o produto, é preciso encontrar os fornecedores mais adequados e realizar compras que estejam alinhadas com o perfil do hotel, tudo isso equilibrando o preço e a qualidade.


A forma como as compras são feitas varia de acordo com o porte e o tipo de empreendimento. Alguns possuem um departamento específico, outros deixam nas mãos do gerente geral. Há ainda os que seguem as diretrizes da rede a que estão atrelados. Mas um ponto em comum é a necessidade de planejamento. “Trata-se de gestão de compras. O hotel não pode apenas sair comprando, é necessário haver um planejamento alinhado com todos os gestores”, explica Thais Funcia, professora da universidade Anhembi Morumbi.


De acordo com a profissional, os hotéis funcionam como qualquer empresa. Existem compras mais simples, do dia a dia, como papel higiênico e alimentos, que são adquiridos de acordo com a taxa de ocupação. E outras que necessitam de mais planejamento e aprovações, como troca de uniformes e itens para reformas estruturais. Em alguns casos é necessário abrir uma concorrência, muitas vezes com, pelo menos, três fornecedores, para decidir o mais adequado. 


Leia a matéria na página 20 da edição 399


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