hotelnews

busca

Edição 411

em foco

Perfil hoteleiro - Érika Sanches Pacheco

Já ouviu falar que “a vida embaralha as cartas e nós jogamos”? A célebre frase atribuída ao filósofo alemão Arthur Schopenhauer se encaixa perfeitamente na história de Érika Sanches Pacheco, proprietária do Maitei Hotel, localizado em Arraial d’Ajuda, vilarejo de Porto Seguro, na Bahia.


Nascida em 25 de dezembro de 1973, em Nova Friburgo (RJ), Érika era uma garota alegre e levada. Praticava esportes desde muito nova. “Gostava de vôlei e jogava muito bem. Cheguei a fazer parte da equipe da cidade”, lembra.


A bela menina de 1,74 de altura, corpo esguio e sorriso cativante começou a atuar como modelo aos 16 anos e chegou a trabalhar na Itália, durante três meses. “Fui com uma amiga, aos 23 anos. Essa experiência despertou ainda mais em mim o desejo de viajar”, diz Érika.


Apesar da carreira no mundo da moda, estudou Direito na Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro e, ao se formar, em 1997, partiu para a Inglaterra, onde permaneceu nove meses em um programa de estudos e trabalho. “Estagiei durante oito meses em um hotel de verão de frente para a praia chamado Knoll House Hotel, em Studland Bay, lá eu atuava como concierge do spa”, conta.


Mas, foi o ano de 2005 que mudou radicalmente sua vida. Érika decidiu passar as férias em Arraial e lá conheceu o falecido marido, Luciano Soares, arquiteto que estava engajado na construção de seu pequeno refúgio, o Maitei Hotel. “Comecei administrando a parte social, assessoria de imprensa, jornalistas, clientes, café da manhã, contato com agências e operadoras. Com o falecimento do Luciano, cinco anos atrás, passei a comandar 100% do negócio”, explica.


Com 17 suítes, o Maitei está estrategicamente localizado no alto do vilarejo. Possui projeto arquitetônico integrado à geografia local com madeiras de lei, priorizando o bambu e a palha de dendê. “O Maitei é um hotel de experiências. Não queremos que o nosso cliente venha apenas para curtir praia, mas para descobrir mais”, afirma a empresária, para quem um dos principais desafios em gerir um empreendimento como esse é a necessidade de estar sempre inovando. “Temos que nos reinventar todos os dias. O que eu mais gosto é ter esse contato com pessoas do mundo todo, que sempre têm algo bom e gostoso para nos acrescentar. O que menos gosto é ter que lidar com aquele cliente que, por problemas pessoais, reclama do que não existe”, diverte-se.  


Apesar da perda imensa que significou a morte de Luciano, a empresária se considera uma pessoa feliz. “Aos poucos, o amplo vazio que se criou vem dando lugar a uma doce saudade”, afirma Érika, que vive com seus dois filhos - Manuela (10 anos) e Gabriel (8 anos) - em outra propriedade da família, a Casa Maitei.


O local, que conta com cinco mil m2 e está localizado bem em frente à Praia de Araçaípe, pode ser locado para cerimônias ou hospedagens privativas. No terreno estão duas casas e uma ampla piscina com saída direta para a praia. É lá que Érika convive com outra paixão: os animais. São seis cachorros, uma gatinha e dois cavalos da raça lusitano. 


Equitação, aliás, é apenas uma das atividades esportivas de que a empresária é fã. Ela faz pilates, musculação e pratica frescobol e remo. Além disso, ama curtir a natureza e prefere sempre estar em locais que permitam esse contato. “Praia ou montanha, tanto faz. Nada como um bom banho de mar, rio ou cachoeira para relaxar e elevar o astral”, diz. Declarando-se espiritualizada, mantém um pé no misticismo, que considera vital para a paz interior e o equilíbrio.


Entre os planos para o futuro está passar uma temporada fora do Brasil com os filhos e, quem sabe, um novo empreendimento na Bahia. “Meu grande sonho atualmente é vender uma fazenda de côco na praia, localizada em Una, e que o novo proprietário construa um belíssimo resort sustentável integrado à natureza, pois o lugar é belíssimo”.


 

Outras matérias


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook