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Edição 406

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Marketing sensorial

É comprovado que a emoção vende mais do que a razão, então, aposte em ações que estimulem os cinco sentidos


Você deve saber que o primeiro contato com as emoções acontece ainda na vida intrauterina, quando as sensações e sentimentos dos pais são transferidos para o bebê. De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), essas experiências somadas às vividas até os sete anos são responsáveis por desenvolver os programas emocionais de uma pessoa, e esses programas podem gerar reações positivas ou negativas.


Ao longo da vida, as pessoas vão desenvolvendo suas emoções por meio do conhecimento, percepção e capacidade de administrar os estímulos que chegam ao cérebro. É nesse aspecto que o Marketing Sensorial atua, e a hotelaria pode se beneficiar com medidas simples e eficazes. “A estratégia que estimula os cinco sentidos é uma maneira de apelar à subjetividade, à emoção, ao desejo e ao impulso do cliente”, explica Paula Cambota, proprietária do Instituto Brasileiro de Gestão da Hospitalidade (IBGH) e da Provance Hotéis.


Apesar de parecer difícil ou dispendioso, o trabalho com o Marketing Sensorial pode ser feito por qualquer empreendimento, como esclarece Paula. “Hotéis de todos os portes podem proporcionar um estímulo sensorial a seus clientes. Basta utilizar o que há a sua volta. As ações precisam ser marcantes e discretas. Nada de exageros”, diz Paula, que exemplifica: “cores, formatos e iluminação são facilmente percebidos e, por isso, influenciam rapidamente nas emoções e no comportamento. Oferecer um suco, um café, ou até mesmo bebidas mais sofisticadas, como vinho e champanhe, sobressaem e agregam valor. Difusores e sachês que espalham aromas são maneiras de personalizar ambientes. Eles revelam um clima agradável fazendo com que os clientes se sintam mais confortáveis”, completa.


Leia mais na página 34 da edição 406


 


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