hotelnews

busca

acontece

2018
13
11

Confira a entrevista com Laurent de Kousemaeker, diretor de desenvolvimento da Marriott para AL e Caribe

Marriott, hotelaria, moxy, w são paulo

Com mais de duas décadas de experiência no setor de hospitalidade, o executivo trabalhou em diversos departamentos de operações hoteleiras na Europa e no Caribe. Na Marriott desde 2005, atualmente comanda do escritório central em Miami as equipes no México, Colômbia, Chile e Brasil.  Laurent de Kousemaeker concedeu uma entrevista exclusiva para a hotelnews e nos contou sobre os planos de expansão da gigante hoteleira e também sobre sua percepção a cerca do mercado brasileiro. 

 

 

hotelnewsDas mais de 30 bandeiras que a Marriott possui, quais estão sob sua responsabilidade?

Laurent de Kousemaeker: Sou responsável pelas marcas Bulgari Hotels & Resorts, Ritz-Carlton, Edition, JW Marriott, Renaissance, Autograph Collection, Courtyard, AC by Marriott, Moxy Hotels, Marriott Executive Apartments, Residence Inn e Fairfield Inn na América Latina e Caribe

HN: A Marriott vem expandindo as propriedades tanto no México quando nas Américas. Quais os números da companhia na região?

LK: Atualmente a Marriott possui 240 propriedades divididas entre 19 marcas e presentes em 33 países na região que denominamos como CALA, que é a sigla para Caribe e América Latina.

HN: Quantas propriedades a Marriott possui no Brasil?

LK: No Brasil começamos com apenas quatro hotéis e, após a aquisição da Starwood (a rede Starwood Hotels & Resorts foi comprada pela Marriott International em 2016) chegamos a 15 propriedades. É um tamanho relativamente importante, mas ainda pequeno.

HN: Com sua experiencia de mais de 20 anos, como você avalia a evolução do mercado brasileiro de hotelaria?

LK: No Brasil temos aproximadamente 3700 quartos divididos em 8 praças. É um mercado dos mais importantes em tamanho e capacidade, mas complicado para crescer. Digo que o setor hoteleiro aqui ainda está em sua infância, pois faltam cadeias e marcas de qualidade.

HN: A Marriott conseguiu traçar o perfil do hóspede brasileiro?

LK: Sim, e sabemos que é um público que busca uma experiencia melhor, mas que acaba se contentando com o que está disponível, que em geral é uma cama, wi-fi e café da manhã.

HN: Na sua opinião, quais as questões mais latentes no mercado hoteleiro nacional?

LK: Acredito que há falta de financiamento e também é necessária a mudança de mentalidade do trade, uma vez que o país se apoiou no modelo de condo hotel, onde o foco é o investidor imobiliário e não a administração hoteleira.

HN: Quais as apostas da Marriott para o mercado da América Latina e Caribe?

LK: A rede Moxy, que já existe na Europa desde 2016, é uma das apostas para América do Sul e Caribe, onde abriremos quatro unidades nos próximos anos. Colômbia e Costa Rica já estão confirmadas, as outras localidades ainda são segredo.

HN: Quais as características desta rede?

LK: Essa rede foi pensada para pessoas que buscam viver o agora, que são conectados, curiosos por natureza e buscam mais do que uma cama para dormir. Para implementar o padrão que buscávamos, foi feita uma parceria com o grupo da Ikea (empresa sueca especializada na venda de mobiliário doméstico), não para usarmos os móveis, mas sim a expertise do grupo em trabalhar com baixo custo, funcionalidade e design.

HN: Qual foi o impacto desta parceria?

LK: Conseguimos com isso otimizar cada centímetro quadrado e desenhar um quarto inteligente com 17m2 e com custo de construção de 70 mil dólares por habitação, que é considerado baixo. Os empreendimentos também têm o diferencial de operar com uma equipe menor e polivalente. Isto tudo significa um retorno muito maior, o que com certeza atrairá mais investidores.

HN: E para o Brasil haverá alguma novidade?

LK: Para o Brasil a nossa aposta é no segmento de luxo. Em breve vamos inaugurar o W São Paulo, que será o sétimo na região CALA e o primeiro da marca W Hotels Worldwide no país. Escolhemos a cidade por ser um mercado extremamente importante, onde os hóspedes buscam nossa marca e qualidade.

 

 

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook