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02

Três perguntas para Olivier Coustet (B&B Hotels)

Olivier Coustet, CEO da B&B Hotels no Brasil

B&B Hotels, Olivier Couset

O francês Olivier Coustet assumiu, recentemente, a posição de CEO da B&B Hotels no Brasil. A marca, que acaba de chegar ao País, teve seu primeiro hotel inaugurado em São José dos Campos (SP) em dezembro de 2017, e investe no conceito intitulado “econochic”, que alia qualidade e serviços a preços competitivos no mercado.

1 – A francesa B&B Hotels acaba de chegar ao Brasil com grandes perspectivas para o futuro. Qual o conceito dos hotéis, e por que a rede escolheu este momento para investir no País?

A B&B Hotels é basicamente uma proposta de, como se diz em inglês, “value for money”, que consiste em oferecer ao cliente tudo o que ele precisa, sem deixar que pague adicionais por isto. São serviços, não limitados, mas selecionados, sobre os quais dedicamos recursos para que sejam de altíssima qualidade. Criamos um conceito que chamamos de “econochic”, ou seja: não é por estar em um hotel econômico, que a experiência precisa acontecer sem design, sem charme e sem cores. Apesar da crise, estamos enxergando o potencial do País há longo prazo. Chegar num momento de dificuldade não é um ponto de entrada ruim. Pelo contrário: isso demonstra a capacidade da rede em apostar no lugar. Investir no Brasil foi uma decisão estratégica do grupo. Escolhemos o País como uma região em que visualizamos crescimento nos próximos 20 ou 30 anos.

 2 – Dentro do segmento econômico na hotelaria, as marcas ibis, da AccorHotels, já estão consolidadas no Brasil há algum tempo. Como a B&B pretende se diversificar destes empreendimentos?

Em todos os mercados europeus de atuação da B&B, ou somos líderes, ou estamos em segundo lugar, chegando, posteriormente, a uma posição mais alta. Temos muito respeito por nossos competidores, mas acreditamos que nosso diferencial está em aliar qualidade ao bom preço. Temos o desafio de colocar a marca no mercado, de mostrar nossa proposta, mas acreditamos que, com foco, esforço e trabalho vamos conseguir mostrar que os serviços selecionados fazem a diferença na percepção do cliente. É interessante lembrar que numa pesquisa de qualidade realizada na Europa, os hóspedes da rede afirmaram ter a impressão de um padrão de hotelaria além da econômica dentro dos nossos hotéis.

 3 - Com a ideia de oferecer produtos mais arrojados e fugir da padronização de hotéis, como serão os conceitos adaptados para cada localidade? Explique os modelos de negócio que serão adotados pela empresa.

Para nós, é muito importante chegar a uma massa crítica para que a marca seja reconhecida. Focamos principalmente nos mercados de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ), mas queremos velocidade. Pretendemos chegar a 20 ou 30 hotéis em alguns anos. Pensando nisto, precisamos de flexibilidade para implantar novos empreendimentos. Consideramos desde construções do zero, como acontecerá na capital paulista, até conversões e retrofits, como foi em São José dos Campos (SP). Oferecemos um leque de serviços selecionados e, obviamente, não fugiremos disto, mas gostamos de ilustrar a individualidade em cada mercado. Em São José, por exemplo, lembramos o foco industrial da cidade no design do hotel. No Centro da capital paulista, por outro lado, onde a vocação é mais comercial, tentaremos replicar esta ideia no produto. O conceito básico dos serviços e dos produtos não vai mudar, mas o jeito de ilustrar a diferença em termos de design e de ambiente vai ser adaptado e tropicalizado. Por ser uma marca com bastante flexibilidade, a B&B não quer definir o conceito de acordo com Paris (França) ou Barcelona (Espanha), por exemplo. Somos um produto brasileiro para clientes brasileiros, e não uma rede trazida de fora para reinventar o mercado econômico.

*por Nathalia Abreu

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