hotelnews

busca

destino

2014
23
12

Toni Sando (SPCVB) - 2014 foi atípico, mas turismo paulista obteve bons resultados

toni sando, entrevista, spcvb, turismo, são paulo

Conversamos com Toni Sando, presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) sobre o ano de 2014. Confira a entrevista exclusiva.

REVISTA HOTELNEWS - Qual o balanço que você faz do ano de 2014? Quais as principais conquistas e o que pode ser repetido no ano que vem?

TONI SANDO - Em um panorama geral, até o final do ano, São Paulo deve receber oito milhões de turistas de negócios e três milhões de turistas de eventos, de acordo com a SPTuris. Isso representa 75% dos hóspedes nos hotéis e um impacto de R$ 9 bilhões de receita com turismo, 80% do total do segmento para 2014. A cidade já é mundialmente conhecida por ter um bom ambiente de negócios e é líder no segmento na América Latina, possuindo uma infraestrutura completa, com grandes centros de convenções e o maior parque hoteleiro do país.

REVISTA HOTELNEWSQuais as ações de destaque realizadas pelo SPCVB este ano?

TONI SANDO - Dentre as ações deste ano, destaco o lançamento em nosso site da ferramenta Hand Talk - www.handtalk.me -, que traduz o conteúdo para Libras, Língua Brasileira de Sinais, utilizada por pessoas com deficiência auditiva.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, reforçamos a importância de facilitar o acesso à informação para que o maior número de pessoas se beneficiem do conteúdo produzido pela nossa equipe, como agenda de eventos, notícias da entidade e conteúdo dos associados. Quanto mais profissionais estiverem munidos de informações, mais poderão fomentar a cadeia produtiva do turismo, evento e viagens.

Também ganha destaque o módulo Bem Receber da Academia Visite São Paulo, que, em 2014, capacitou cerca de 1,8 mil profissionais responsáveis por recepcionar os visitantes, como manobristas e agentes de trânsito. Para 2015, treinar esses verdadeiros embaixadores da cidade é uma das prioridades da entidade.

Tivemos também o lançamento da publicação EMDIACOM, no meio do ano, voltada para todo o trade turístico, cuja primeira edição abordou o Mercado de Viagens Corporativas e, a próxima, que sairá em breve, abordará o Mercado de Eventos Associativos.

REVISTA HOTELNEWSPodemos dizer que o turismo sofreu derrotas esse ano? O que não deve ser repetido em 2015?

TONI SANDO - É difícil falar de derrotas para o turismo de São Paulo em 2014. Este ano tivemos a Copa do Mundo de Futebol, que trouxe uma situação atípica: no período dos jogos, os eventos que normalmente aconteceriam em junho e julho foram adiados, mas, em contrapartida, a cidade recebeu 500 mil visitantes em busca de entretenimento e lazer, que foram muito bem recebidos e fizeram uma verdadeira campanha para divulgar a ótima imagem da cidade. E, logo após esse grande evento, São Paulo rapidamente retomou o ritmo em relação a turismo de negócios e eventos, com diária média dos hotéis superando 2013, aumento na frequência de restaurantes, uso de taxis, ou seja, movimentando toda a cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens.

REVISTA HOTELNEWS - Quais as expectativas para 2015?

TONI SANDO - Passado o ano da Copa e das eleições, a rede hoteleira na capital já demonstra uma retomada de 5% para o 1º semestre na área de hospedagem e eventos, que corresponde a uma ocupação de 70%.  E 2015 deve colher os resultados do grande investimento em Centros de Convenções, que recebeu cerca de R$ 800 milhões. Vale ressaltar que estamos em um momento muito otimista para as estâncias turísticas e cidades associadas ao SPCVB. Segundo a Aprecesp, Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, 73% dos hóspedes dos hotéis paulistanos solicitam indicações de passeios turísticos, e as cidades e estâncias próximas são ótimas opções para pré e pós eventos, com turismo de aventura, praias e mais.

REVISTA HOTELNEWS - Deixe uma mensagem para nossos leitores

TONI SANDO - Nós, do SPCVB, sabemos que ainda há muito o que fazer, por isso, procuramos dar o melhor a cada dia, para sempre querer chegar a um passo a frente de onde estamos hoje, atendendo as expectativas  do nosso Conselho de Administração, de nossos associados e contribuir para o desenvolvimento da equipe de profissionais  da entidade. E, principalmente, desenvolver cada vez mais São Paulo, assim como as cidades associadas, para ser o melhor lugar para eventos de todos os portes e segmentos, recebendo bem visitantes de todo o mundo, que, com certeza, vão querer ficar um dia a mais ou voltar em um futuro breve.

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook