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Chefs promovem Buzina Food Truck em SP

Entre esta quinta-feira (12) e sábado, um caminhão circulará pela cidade vendendo comida artesanal

Márcio Silva e Jorge Gonzalez

Buzina Food Truck, cozinha de rua, chefs de cozinha, gastronomia, São Paulo

O conceito de food truck, muito difundido nos Estados Unidos, está ganhando adeptos também no Brasil, em ações ancoradas por renomados chefs de cozinha. Esta semana, Márcio Silva e Jorge Gonzalez conduzirão na capital paulista o primeiro Buzina Food Truck. A partir desta quinta-feira (12) e até sábado, um caminhão Mercedes-Benz, totalmente adaptado a uma cozinha profissional , incluindo equipamentos de alta gastronomia, e operando dentro dos padrões da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) circulará por pontos específicos da capital.

“A proposta do Buzina é mudar o paradigma da comida servida na rua, pois vamos oferecer pratos artesanais, cuidadosamente preparados com ingredientes de alta qualidade, a preços acessíveis”, afirma Márcio Silva, um dos idealizadores do projeto. “Outra preocupação é garantir segurança ao cliente, pois os alimentos serão manipulados dentro dos mais rígidos padrões de higiene, o que está longe de ser uma realidade em grande parte das opções da comida servida na rua”, ressalta Jorge Gonzalez, outro sócio do Buzina Food Truck.

Os dois sócios têm trajetória internacional na gastronomia, além do ponto comum de serem também publicitários que fizeram carreira em grandes agências. Nascido em Nova York, o chef Jorge Gonzalez formou-se em Londres e trabalhou em vários restaurantes da alta gastronomia.

Em São Paulo, o currículo de Gonzalez inclui passagem pelo DOM até fundar o Buena Fé, um restaurante pop-up que promove jantares ligados a eventos culturais e beneficentes. Márcio Silva morou metade de sua vida em Nova Yokr e chegou a comandar o próprio restaurante Oryza, em São Paulo, até meados do ano passado, quando decidiu passar uma temporada no restaurante Mugaritz, no país Basco, na Espanha.

Nos Estados Unidos, os negócios do segmento movimentarão perto de US$ 700 milhões neste ano, segundo dados da entidade nacional que reúne os restaurantes americanos. Já representa 4% das receitas do setor e, pelas projeções, deverá alcançar 16% até 2017. “Para se ter uma ideia de como o setor ganha importância no mercado americano, as escolas de culinária já incluíram aulas de food truck em seus currículos”, destaca Márcio Silva.

No Brasil, os dois chefs apostam no potencial deste mercado, que promete se expandir rapidamente com a regulamentação da atividade, ainda em trâmite na Câmara Municipal. “É importante que o público entenda a diferença entre a van que serve sanduíches e a nossa proposta de oferecer comida artesanal sobre rodas. O Buzina Food Truck será uma opção para quem busca um local bacana para almoçar, com uma ótima relação custo-benefício”, ressalta Silva, um dos fundadores do projeto.

O investimento para montar o Buzina Food Truck será em torno de R$ 300 mil, a maior parte na compra do caminhão Mercedes-Benz, equipado com uma cozinha profissional de alta qualidade. “A palavra-chave é qualidade. Por isso, temos o maior cuidado na seleção dos ingredientes, utilizando sempre que possível, produtos orgânicos, sem agrotóxicos. A limpeza e cuidados na manipulação dos alimentos também são fundamentais para que o público tenha acesso a um produto impecável”, afirma Gonzalez.

Confira o roteiro:

Quinta 12/12
Rua Mario Amral 50, das 11h30 às 14h30
Sexta 13/12
Alameda Santos 1123, das 11h30 às 14h30
Sábado 14/12
Loja Amoreira. Rua Macunis 510, das 12h às 17h

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