hotelnews

busca

2012
13
12

Sofitel RJ Copacabana terá doces franceses no Natal

Os tradicionais Bûche de Noël e a Galette de Rois serão feitos na confeitaria do hotel sob encomenda e por período limitado

Bûche de Noël - Framboisier

sofitel, copacabana, doces, franceses, natal

Para as festas de final de ano, o Sofitel Rio de Janeiro Copacabana contará dois dos mais famosos doces franceses, a Bûche de Noël e a Galette de Rois, que serão produzidos na confeitaria do hotel em sabores e tamanhos variados, e vendidos sob encomenda por um período limitado.

Tradicionalmente em formato de tronco de árvore e com bonecos decorativos, a Bûche de Noël é parte integrante das festas de Natal francesas e feita com massa de pão-de-ló, envolta e recheada de diferentes sabores. Neste ano, os comensais poderão degustar três opções desenvolvidas especialmente pelo novo chef pâtissier do hotel, Ariel Lettieri: Praliné - que leva creme de avelã e gianduia; 100% chocolate - com mousse e cobertura de chocolate, bavaroise de baunilha do Taiti e amarenas; e uma série limitada de 100 unidades de Framboisier - em formato diferente e que leva mousse de queijo mascarpone, framboesas naturais, geleia de framboesa, creme de limão, sablée Breton, chocolate branco e frutas vermelhas.

Conta-se que o doce surgiu na região francesa na época Céltica, quando a Bûche - ou o tronco de árvore - era símbolo de proteção e amuleto de sorte. Para celebrar o solstício de inverno, o tronco era queimado e o fogo representava o renascimento do sol. Apenas no século XIX o tronco se torna um doce. Segundo o chef Paul Bocuse, a Bûche de Noël foi criada em Lyon, em 1860, recheada apenas de chocolate. Há ainda quem afirme que o doce surgiu em Paris e que era feito de recheio de creme de manteiga, com diferentes sabores, como café, avelã ou chocolate.

A Galette de Rois sugere uma brincadeira e deve ser consumida próximo ao Dia de Reis – seis de janeiro –, já que remete aos três reis magos. Feita com massa folheada crocante e com recheio de creme de amêndoas, a Galette de Rois segue à risca a tradição francesa, sendo acompanhada por uma coroa e por um pequeno boneco de porcelana escondido no recheio. De acordo com os costumes franceses, aquele que receber o pedaço de bolo com o boneco será o rei. Ele deverá comer o doce usando a sua coroa e tem o direito de eleger a sua rainha, ou vice-versa. Segundo as tradições, o rei terá sorte e fartura no ano que se inicia – e deverá convidar todos que estão sentados à mesa para a Galette do ano seguinte.

A Bûche de Noël (à exceção do sabor limitado) e a Galette de Rois estarão disponíveis em dois tamanhos. A Bûche em tamanho pequeno serve de seis a oito pessoas e o grande atende de oito a dez comensais. Já a Galette de Rois pequena serve de quatro a seis pessoas e a grande de oito a dez. Para ambos os doces, os clientes devem fazer a encomenda com 48 horas de antecedência através do e-mail aeb.sofitelrio@sofitel.com ou do telefone (21) 2525-1206. O período para retirada da Bûche será de 20 a 25 de dezembro, diariamente de 10h às 18h, e da Galette, de 01 a 15 de janeiro de 2013, no mesmo horário. A Bûche de Noël especial será vendida apenas no tamanho pequeno.

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook