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11

Associação Brasil à Mesa e Embratur firmam acordo

Iniciativa visa promover a gastronomia brasileira no exterior

Josimar Melo, Jeanine Pires, Flávio Dino, Mônica Rangel e André Vilaron, assessor da presidência da Embratur

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O presidente da Embratur, Flávio Dino, e a presidente da Associação Brasil à Mesa, Mônica Rangel, assinaram na última segunda-feira (26) em Brasília um acordo de cooperação técnica com o objetivo de intensificar a representatividade da gastronomia brasileira nos projetos de divulgação do Brasil no exterior. O encontro contou com a participação de Jeanine Pires, secretária executiva do Ministério da Cultura, de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Sebrae, além de associados da Brasil à Mesa, empresários, chefs de cozinha e jornalistas, como o crítico Josimar Melo.

“Essa é uma linha de atuação de grande importância, pois entendemos que a cultura brasileira seja o principal elemento que, em sendo conhecido, irá propiciar maior crescimento do turismo no Brasil”, explicou Dino. Segundo o dirigente, a associação representa os principais chefs do Brasil e a ideia do acordo é ter uma interlocução maior com o setor para que as ações estratégicas da Embratur sejam pensadas em conjunto com os profissionais da gastronomia.

“O setor cultural apresenta várias possibilidades de projetar ainda mais o Brasil no exterior, e, investir na gastronomia, como um dos meios de fazer isto, é objetivo que o Ministério da Cultura e a Embratur têm em comum”, disse Jeanine. A secretária ressaltou que o ministério já está trabalhando em parceria com o Instituto na elaboração de roteiros turísticos culturais para os grandes eventos que o Brasil vai sediar em 2013 e 2014, como a Copa das Confederações e Copa do Mundo.

Durante a reunião foi discutida a gama de atuação que a culinária brasileira tem e poderá desenvolver. “Acredito que a maior mudança seja conceitual. Teremos representação nos órgãos competentes e pretendemos mostrar a verdadeira cozinha brasileira e não o estereótipo dela”, ressaltou Mônica.

A assinatura do acordo dá prosseguimento às ações que começaram a ser desenvolvidas pela Embratur junto ao mercado internacional tendo como foco a cultura brasileira, por meio da gastronomia. A Brasil à Mesa participou na curadoria gastronômica dos eventos do Goal to Brasil já realizados esse ano pela Embratur no Chile, na Bolívia, na Argentina, na França, em Portugal e no Canadá, contando com a participação de quinze chefs de diferentes regiões do Brasil na elaboração e execução dos cardápios servidos a jornalistas e formadores de opinião do turismo internacional.

“Temos chefs de cozinha altamente qualificados e reconhecidos internacionalmente e ingredientes que fazem com que nossa gastronomia seja potente e marcante em todas as regiões. Não podemos abdicar desse potencial no trabalho de projeção da imagem do país no exterior”, ressaltou Flávio Dino.

O Goal to Brasil será promovido em mais oito eventos ao longo de 2013, incluindo o festival espanhol Madrid Fusión, que acontece em janeiro.

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