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16
08

Sonoma ingressa no mercado com e-commerce de vinho

Seleções negociadas diretamente com os produtores garantem preços 60% mais baixos

Edson Barbosa, Jô Barros e Alykhan Karim

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Uma paixão em comum pelos vinhos aliada à aposta no crescente mercado de e-commerce levou uma equipe de profissionais a unir-se na criação do Sonoma, empresa que dá início no Brasil a um modelo de venda privada de rótulos negociados diretamente com os produtores, a preços até 60% mais baixos que os praticados no mercado regular.

O fundador do Sonoma é o americano Alykhan Karim, que mora no Brasil há dois anos e aqui gerenciou a área de vendas da empresa de e-commerce Oppa. Formado em Relações Internacionais com especialização em Economia da América Latina, desenvolveu a paixão pelos vinhos na Califórnia, onde nasceu. A ideia de montar o negócio surgiu da constatação de que era grande a diferença de preço entre os vinhos vendidos aqui e nos Estados Unidos, além da oferta limitada. Assim, já com o modelo de negócio em mente, associou-se a Edson Barbosa, que foi CEO da primeira grande loja virtual de vinhos no Brasil, a Estação do Vinho.

"No Brasil existem hoje produtos incríveis, diferenciados, porém, por falta de margem para sua divulgação são de difícil acesso ao público em geral," explica Jô Barros, a sommelière da Sonoma. “Dispensamos os intermediários e somos o link entre produtor, ou importador, e o consumidor final," explica Jô, que deixou o restaurante em que trabalhava para também juntar-se a Karim e Barbosa.

Em vez de manter uma loja tradicional comprando de distribuidores, a Equipe Sonoma pesquisou muitas vinícolas, produtores artesanais e fez parcerias diretas com uma vasta rede de importadores. Segundo os sócios, os produtos são avaliados e escolhidos pela equipe de curadores obedecendo três critérios básicos: qualidade, relação custo x benefício e a resposta positiva para uma pergunta simples: “Eu teria esse produto em minha casa?”. Entre os produtos já oferecidos incluíram um Cotês du Rhône de 94 pontos Robert Parker por R$79, e novidades poucos encontrados no Brasil como vinhos da uva Friulano e da Córsega. "Hoje o crescimento de consumo de vinho e produtos gourmet no Brasil é impressionante," conta Alykhan.

Com um investimento inicial de R$ 600 mil, a empresa ingressou no mercado há pouco mais de um mês e já conta com 35 mil cadastros no site e perto de 100 mil amigos no facebook. “Já tivemos clientes comprando cinco vezes no primeiro mês. Já se tornaram vip, nunca mais vão pagar custo de frete nas entregas” conclui Alykhan.

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