hotelnews

busca

2011
09
12

Botecos são decretados Patrimônios Culturais Cariocas

Empreendimentos mineiros também lutam por reconhecimento

botecos, rio de janeiro, patrimônio, tombamento, minas, belo horizonte

No início da semana, doze bares do Rio de Janeiro ganharam o título de Patrimônio Cultural Carioca, de acordo com decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes. O objetivo é valorizar os empreendimentos e atrair ainda mais o interesse da população e dos turistas.

Selecionados pela história, o boteco mais novo foi aberto na década de 1930, os empreendimentos ganham diploma, plaquinha e isenção do IPTU. Integram a lista: Bar Luiz, Nova Capela, Cosmopolita, Bar Brasil, Casa Paladino, Restaurante 28, Adega Flor de Coimbra, Armazém do Senado, Bar do Jóia (Centro), Bar do Gomes (Santa Teresa), Bar Lagoa (Lagoa) e Café Lamas (Flamengo).

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel MG), Fernando Junior, se manifestou através de um comunicado à imprensa informando a luta dos empresários de Belo Horizonte em manter o título declarado por lei de Capital Mundial do Botecos. “Donos de bares e restaurantes estão lutando para manter o título e, quem sabe um dia, conseguir o reconhecimento do setor público, como está acontecendo agora no Rio. A tradição da cultura de bares em BH é muito forte e isso deveria ser também um patrimônio da cidade”.

Segundo o comunicado, a capital mineira sofre com uma legislação extremamente rigorosa, que prejudica o setor e ameaça a cultura de bares em Belo Horizonte, principalmente a Lei do Silêncio, uma das mais restritivas do país.

A Abrasel MG está mobilizando a população a participar de um abaixo assinado que pede a revisão técnica dos níveis de ruído estabelecidos pela legislação municipal. A entidade já conseguiu mais de 20 mil assinaturas em documento impresso, que foi entregue a Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Novas adesões continuam chegando pela internet, no site do Boa Noite em BH (www.boanoiteembh.soubh.com.br) - campanha educativa que pede bom senso e harmonia entre a sociedade e os bares e restaurantes.

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook