hotelnews

busca

2011
21
10

25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão

Terceiro maior produtor mundial de massas, Brasil faturou quase R$ 6 milhões em 2010 com a venda de 1,2 mil toneladas do alimento

Papardelle ragú de ossobuco - Prato criado especialmente para o dia na La Pasta Gialla

dia do macarrão, abima, castelli

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Macarrão. A data e celebrada desde 1995,quando os principais fabricantes do mundo se reuniram em Roma para o I World Pasta Congress (Congresso Mundial do Macarrão). Desde então, diversos países aproveitam para divulgar os benefícios desse alimento para uma dieta saudável e, assim, aumentar o consumo.

De acordo com a Associação Brasileira de Massas Alimentícias (Abima), o Brasil é o terceiro produtor mundial de massas. Em 2010, foram consumidas 1,2 mil toneladas de macarrão, o que gerou um faturamento de R$ 5,9 milhões. Neste ano, o Rio de Janeiro foi a capital escolhida para a comemoração e está recebendo desde o dia 14 de outubro (até o dia 30), a terceira edição da Rota 25 - Caminho do Macarrão, quando dez renomados restaurantes cariocas incluem um prato de massa criado exclusivamente para o evento.

São dez pratos, cada um com um formato diferente de massa e a cada prato consumido, as marcas patrocinadoras doarão um pacote de macarrão ao Instituto do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). A expectativa é que seja doada uma tonelada do alimento nessa edição.

Em São Paulo também haverá comemoração. As unidades La Pasta Gialla dos bairros paulistanos de Moema e Jardins oferecem dois pratos especiais criados pelo chef Sergio Arno: Papardelle ragú de ossobuco e Spaghetti com pinolis e queijo pecorino.

No tradicional Restaurante Via Castelli, localizado há 34 anos no bairro de Higienópolis, na capital paulista, as massas ocupam lugar de destaque e mais de seis mil pratos da iguaria são servidos por mês, em inúmeras versões. Elaboradas de maneira artesanal, as massas são montadas na hora e ao gosto do cliente pelas habilidosas mãos do chefs Lucélio e Miranda.

Para Miranda, o grande segredo do sucesso das massas no Via Castelli está na seleção dos ingredientes. “Uma boa massa deve ter em sua composição, acima de tudo, uma farinha de sêmola grano duro de excelente procedência, ovos e, é claro, um bom molho que a envolva e valorize o sabor”, explica. Já sobre os molhos, Lucélio revela que sempre dá um toque especial, adicionando queijo parmesão. “Este queijo confere sabor e não briga com nenhum tipo de molho, cai bem tanto no molho branco, quanto no vermelho - este preparado à base de tomate, alho poró, salsão, azeite, manjericão”.

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook