hotelnews

busca

2011
04
10

Cozinha funcional norteia oferta artesanal da Diaita

Aberta há três meses, padaria se lança no mercado com produtos 100% isentos de glúten e leite

Sabor e apresentação: um conjunto imbatível na área de A&B

Diaita, celíacos, zona norte, padaria, A&B, medicina funcional, alimento orgânico, cozinha natural

Inaugurada há apenas três meses, a padaria Diaita tem ganhado adeptos entre o público que, por intolerância gástrica ou vontade própria mesmo, retirou integramente da dieta ingredientes como o leite e o glúten. O contingente não é pequeno e cresce, consideravelmente, na mesma medida em que mais pessoas têm buscado os benefícios da medicina funcional e, por consequência, da cozinha orgânica.

Considerando apenas pelo ponto de vista da necessidade, uma estimativa da Associação dos Celíacos no Brasil (Acelbra), aponta que o País já contabiliza 300 mil pessoas com intolerância ao glúten, componente que está presente na farinha de trigo, por exemplo, nada menos que a base do pão nosso de cada dia, e de quase tudo o mais que é ofertado nas padarias e restaurantes tradicionais.

Atentos a essa necessidade, muitos estabelecimentos, inclusive em hotéis, já oferecem cardápios com opções para esse nicho, mas há quem esteja, de fato, apostando todas as fichas no surgimento de uma nova indústria de food & service, mais focada na qualidade de vida do consumidor. Insere-se nesse rol de “empreendedores do bem” o casal Sofia e Wanderley Cattaccini, ela dentista e ele engenheiro químico, impulsionados para o negócio como consequência de anos de pesquisa e conscientização sobre os benefícios da gastronomia funcional e molecular.

Com base nesses preceitos, muito embasamento técnico adquirido em estudos fora do Brasil e a experiência bem sucedida da prática aplicada em sua própria casa – inicialmente por uma necessidade pessoal de um dos filhos que superou uma enfermidade congênita apenas com a reeducação alimentar - Sofia Cattaccini decidiu compartilhar seus conhecimentos e levou adiante o projeto de implantar na zona norte a primeira padaria artesanal a oferecer produtos 100% isentos de leite e glúten de São Paulo.

Com o apoio do marido e sócio de Sofia, Wanderley Cattaccini, e a consultoria técnica da nutricionista Joana D’arc Pereira Moura, a Padaria Diaita - palavra que em grego significa dia a dia - tornou-se realidade após cinco meses de estudos e em apenas três meses de funcionamento já recebeu propostas de franquias e até de investidores interessados em industrializar os produtos elaborados somente com ingredientes funcionais, naturais ou orgânicos, ricos em fibras e antioxidantes e sem conservantes.

Segundo Sofia, todos os pedidos estão sendo analisados com muita cautela, até porque a padaria não tem automação suficiente para atender a demanda que virá com a industrialização em maior escala. Por enquanto, quem quiser conhecer a linha completa da Diaita, hoje composta por cerca de 40 itens produzidos artesanalmente, entre pães, bolos, biscoitos, muffins e doces como petit gateau, macarrons e brownie, quiches e grissines, terá de disputar espaço com o público que já virou habituée da casa. Entre as opções também estão os sucos funcionais, elaborados com frutas nativas provenientes das regiões da Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado; e os sucos combinados, como a Polpa + Clorofila (dente de leão, alfafa, mix (folhagem de alfafa, trigo, milho, aveia, napier e couve) ou o Brotos (folhagem de alfafa,trigo, milho, aveia, cevada).

A Diaita funciona de terça a sábado, das 9h às 19h, e além do que é servido no balcão oferece também alguns artigos orgânicos industrializados ou de fabricação própria em um mini empório, pensado para facilitar a vida do consumidor. Incluem-se nessa oferta produtos especiais, como as farinhas de arroz e coco, o óleo de coco e a biomassa de banana verde, muito usados na produção das iguarias da casa que surpreendem pelo sabor e apresentação, contrariando a tese dos que não acreditam que pode haver graça na cozinha natural.

álbum de fotos

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook