hotelnews

busca

2011
27
09

Expedição gastronômica é nova proposta para fomentar o turismo em Ilha Grande (RJ)

Com o projeto Eatrip, Angra dos Reis quer retomar a força turística e atrair novos mercados

Vista da Ilha a partir da Pousada Nautilus/Foto: Leonardo Papini

Ilha Grande, Rio de Janeiro, expedição gastronômica, embarcação, Tsuyoshi Murakami, Shin Koike

Desde os deslizamentos de terra ocasionados pelas fortes chuvas que assolaram a Ilha Grande em 2009, Angra dos Reis luta para retomar a ocupação e a força turística como destino de ponta no litoral brasileiro. Aos esforços da comunidade e do setor turístico local, se juntará a partir deste ano a iniciativa do produtor cultural Jo Takahasi, fundador e diretor da Dô Cultural. É dele a ideia de promover a cada seis meses na ilha uma expedição gastronômica com a participação de chefs renomados como Shin Koike, do premiado restaurante Aizome, que no final de outubro abre a agenda do Eatrip, como foi batizado o projeto.

O objetivo, como o próprio nome sugere, é unir turismo e gastronomia em uma viagem única do ponto de vista da exclusividade da proposta. O cenário, em princípio, deve se concentrar em Ilha Grande, até porque há no projeto o propósito direto de trabalhar na recuperação do destino. Com esse objetivo, o chef que abre a programação nos próximos dias 28, 29 e 30 de outubro já trabalha no menu dessa primeira expedição gastronômica, tendo como base ingredientes extraídos da própria ilha. Os peixes, por exemplo, serão pescados segundos antes de seguir ao preparo. Isso porque tudo acontecerá a bordo de uma embarcação, estrategicamente posicionada sobre um criadouro de vieiras.

Não sem razão a culinária japonesa foi eleita nessa estreia. “Serão sempre pratos muito leves e preparados da forma mais natural possível, sem molhos ou cozimentos excessivos”, afirma Jo Takahashi, que antes mesmo de iniciar a divulgação do programa já contabilizava cinco reservas antecipadas – lembrando que a capacidade máxima é de 20 participantes por expedição, que terá a duração aproximada de cinco horas.

Como já está sendo lançado praticamente no final de 2011, o projeto só será retomado em março de 2012, já com um nome confirmado na agenda, o do também premiado chef Tsuyoshi Murakami, do Restaurante Kinoshita. Além da cozinha japonesa, a espanhola também deverá merecer uma programação dedicada, pela semelhança na adoção de alguns ingredientes, apesar das diferenças no preparo. Para essa segunda incursão, no entanto, Jo não revela pormenores. “Tudo vai depender da aceitação deste projeto piloto”, diz.

Nos três dias do evento estão previstas duas degustações. No sábado (29), o chef deve preparar um almoço à sombra dos coqueiros, com grelhados e receitas com leve tendência asiática. No jantar, será servido um buffet francês, desta vez dentro do flutuante. Sashimis com peixes e frutos do mar locais, tofu artesanal e tempurá completam o cardápio do chef Koike.

Para a hospedagem dos convidados da expedição foi eleita a pousada Nautilus, na praia de Jaconema. O programa ainda prevê dois passeios em embarcações privadas pelas praias desertas da região, além de uma visita à criação de peixes beijupirá e de vieiras, mantidas pela própria Pousada Nautilus.

O programa custa R$ 800 para acomodação em quarto duplo ou triplo e R$ 990, na opção single. Inclui todas as refeições, inclusive as degustações preparadas pelo chef Shin Koike, traslado em embarcação de Angra dos Reis até a pousada (ida e volta) e dois passeios de barco.

Com 193 Km2, Ilha Grande é a maior das ilhas do litoral de Angra dos Reis. Conta com 86 praias de diferentes características, enseadas, rios, lagoas, cachoeiras, planícies, montanhas e picos. O acesso é feito a partir de Angra dos Reis, distante cerca de 400 km de São Paulo (cinco horas de viagem) ou 157 km do Rio de Janeiro (duas horas de viagem). O traslado marítimo de Angra dos Reis até Ilha Grande é de aproximadamente uma hora.

álbum de fotos

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook