hotelnews

busca

2011
27
09

19ª Avaliação Nacional de Vinhos bate recordes

Edição contou com 383 inscritos por 72 vinícolas e 820 apreciadores de vinho de 18 estados brasileiros e oito países

Foto de Gilmar Gomes

avaliação nacional de vinhos, recordes, bento gonçalves

Realizada no último sábado (24) no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS) a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2011, contou com a participação de 820 apreciadores de vinho de 18 estados brasileiros - Amapá, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Fortaleza, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe - e oito países - Argentina, Brasil, Chile, França, Holanda, Itália, Portugal e Uruguai.

Na edição, considerada a maior de todas pelo número de degustadores e também de amostras (383 vinhos inscritos por 72 vinícolas, o que representa 48% a mais do que na edição anterior) foram 16 selecionados e a cada amostra degustada às cegas, os especialistas teciam comentários. Somente no final do evento o público conheceu a relação dos 30% representativos e os 16 vinhos selecionados para a degustação.

O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) - entidade promotora do evento -, enólogo Christian Bernardi, abriu a programação destacando a grandiosidade da promoção. “A Avaliação Nacional de Vinhos é uma importante ferramenta para os produtores, além de ser uma vitrine dos vinhos brasileiros”, disse. Em um breve resgate histórico, homenageou a própria ABE que está completando 35 anos de atividades.

A ABE também aproveitou a oportunidade para apresentar a 3ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, publicação que traz 11 trabalhos inéditos que vêm preencher uma lacuna existente em torno do assunto, contribuindo para a formação e informação de enólogos e de mais profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, reafirmou seu compromisso de tornar o estado uma grande plataforma produtiva de qualidade. Atendendo ao pedido do setor, ele anunciou na Avaliação Nacional de Vinhos a duplicação dos recursos destinados a promoção do vinho brasileiro, através do Fundovitis. Este ano, R$ 5 milhões estão sendo repassados. Para o ano que vem esta quantia será de R$ 10 milhões.

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook