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15
07

Salão do Turismo destaca gastronomia como produto turístico

6ª edição renova área gastronômica e oferece só pratos regionais

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Além de promover o Brasil como destino turístico pelas maravilhas naturais, culturais e históricas que o País possui, o 6º Salão do Turismo, que acontece até domingo no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, investiu na gastronomia regional e inaugurou uma área gastronômica mais completa e cheia de novidades com o tema Viva o Brasil - Um Show de Gastronomia.

A convite da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), a responsabilidade pela organização da nova área gastronômica no evento ficou a cargo de Ênio Pinto Miranda, consultor especialista em marketing e promoção da gastronomia, que, inclusive, organiza a Arena Gastronômica na Equipotel de São Paulo.

Diferentemente dos outros anos, a área de gastronomia do 6º Salão do Turismo contará apenas com pratos típicos brasileiros. “Até o ano passado, os visitantes podiam encontrar lasanha, estrogonofe, pizza. Com a reformulação, decidimos focar na promoção dos pratos tradicionais de cada um dos 27 estados brasileiros.”, enfatiza o consultor.

Ênio conta que para a organização do evento, receberam algumas indicações de pratos diretamente dos estados e contrataram dez chefs especialistas, sendo dois para cada região, que fizeram consultoria durante a fase de testes do preparo das receitas escolhidas. “Na cozinha temos mais 55 profissionais trabalhando dia e noite e mais ou menos 150 pessoas operando essa área”, diz Ênio.

Outra novidade, segundo o consultor, é a área em si. “Até o ano passado ela estava construída em um espaço fechado, enclausurado. Decidimos dar mais visibilidade. O espaço ficou mais amplo, com três mil metros quadrados, e todos que estão andando pela feira conseguem ver”. O sistema de serviço também mudou. “Foi montado um grande bufê dividido por regiões onde os visitantes pagam um preço único e podem degustar todos os pratos quantas vezes quiserem. A estimativa é a de que serviremos 50 mil porções em cinco dias de evento”, afirma Ênio Miranda.

Além de todas essas novidades, esse ano há ainda uma arena montada ao lado do espaço, com programação de aulas-show com mais de 30 chefs de cozinha de diversas regiões, além de apresentações folclóricas.

Conquista pelo estômago

No segundo dia do Salão do Turismo, o ministro da pasta, Pedro Novais, recebeu do presidente da Abresi, Nelson de Abreu Pinto, o título de patrono da campanha recém-lançada 'Brasil - Campeão Mundial de Copa e Cozinha', que tem como objetivo incentivar a vinda de estrangeiros ao País e conquistá-los com o sabor da gastronomia brasileira. “Precisamos prestigiar a nossa gastronomia, que certamente é uma das melhores de todo mundo. Os turistas estrangeiros levarão recordações incríveis que os farão retornar”, disse Novais.

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