
Chef Everton Valladão. Foto de Bárbara Lopes
Empreendimentos estão cada vez mais preocupados em desenvolver cardápios inclusivos, como o Venit Hotéis, localizado na Barra da Tijuca (RJ), que passou a oferecer alimentos saudáveis para clientes com restrições alimentares como intolerância a glúten e a lactose.
A cada semestre, o hotel oferece, ainda, um treinamento para os seus funcionários sobre a importância, além dos benefícios e malefícios que a comida pode causar à saúde. A ideia partiu do chef Everton Valladão que busca cada vez mais integrar no cardápio alimentos frescos e saudáveis buscando atender a um conceito mundial de alimentação. "Tentamos atender, dentro do possível, a qualquer comensal, fazendo com que se sinta satisfeito de estar ali degustando nosso trabalho”, afirma o chef Everton Valladão.
Segundo o chef, o treinamento é geralmente feito no dia a dia de forma individual acompanhando cada colaborador e enfatizando as necessidades do momento. Mas, de seis em seis meses há um curso geral em equipe com apresentação explicando e enfatizando o que deve ser melhorado. O primeiro foi realizado no mês passado e funcionou de uma forma bem positiva para o hotel.
De acordo com o profissional, a ideia é oferecer uma alimentação diferenciada, tendo sempre em primeiro lugar o insumo de qualidade, não deixando utilizar de forma alguma na cozinha caldos prontos, aditivos, conservantes, dentre outros. "Fazemos tudo praticamente do zero, para que tenhamos a certeza do melhor aproveitamento do alimento e da maior extração de sabores que pudermos alcançar. Com isso, o a alimentação fica de uma forma mais pura e consequentemente mais saudável”.