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2018
16
08

Nova carta do Frank Bar (Maksoud Plaza) é inspirada no minimalismo japonês

Maksoud Plaza, Frank Bar, Coquetelaria

Spencer Amereno, bartender responsável pelas cartas de drinks do Frank Bar, situado no lobby do Maksoud Plaza, capital paulista, desenvolveu um novo cardápio inspirado na tradicional coquetelaria japonesa.

“A coquetelaria carrega muitas similaridades com as ciências químicas, e isso é ainda mais perceptível quando falamos dos mestres japoneses. Para eles, um bom drink exige não só o conhecimento profundo dos ingredientes utilizados, mas um fino equilíbrio dos sabores e a aplicação de uma técnica refinada”, explica Amereno. “Os japoneses valorizam todo o processo, desde o corte do gelo límpido, até a escolha dos elementos da apresentação”, conclui.

Outro ponto que caracteriza a coquetelaria japonesa é a precisão: cada movimento executado pelo bartender tem uma razão. Na nova carta, essa concisão, de acordo com o ele, está em todos os detalhes. São 15 drinks, sendo sete exclusivos. O cardápio faz alusão a um magazine japonês, justamente para que os apreciadores entrem ainda mais no clima dessa concepção.

Entre os novos drinks exclusivos estão: A Dog Named Daiquiri, com Rum Havana Club 7, geleia de umbu, limão galego e sponge cake de abacaxi; Brace, com Chivas 12, Tokaji Dry, maçã verde, avelã e limão tahiti; Seso Cobbler, com Real Tesoro Fino, amêndoas, manteiga de caju e kincan; e Tutua, com Tequila Blanco, fassionola, Frank’s spices, limão tahiti e laranja bahia. O destaque das novas composições vai para as decorações inusitadas, desde sponge cake até vidro comestível e cone doce de bagaços.

Há também releituras, como o Orgeat Punch, inspirado no Bon-Vivant´s Companion (Jerry Thomas/1862), que é servido numa xícara punch; o Algonquin Cocktail, lançado em 1930 pelo hotel Algonquin (Nova Iorque, Estados Unidos), feito com Bourbon, Dolin de Chambery Dry Vermouth, xarope de casca de abacaxi e Green Carthusian Bitters.

“Os bartenders japoneses tem uma atenção aos detalhes que está próxima da obsessão. Nós trouxemos esse cuidado extremo com a preparação e combinamos com nossa aptidão natural, que é inovar na apresentação do que é antigo e do que é novo, saindo do comum”, afirma Spencer.

 

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