hotelnews

busca

2018
16
03

Sirha 2018 – Gastronomia ganha cada vez mais espaço na vida das pessoas

Para Rafael Tonon, nunca se falou tanto em comida

Sirha, São Paulo

Durante o Sirha (Salon international de la restauration, de l'hôtellerie et de l'alimentation), feira realizada de 14 a 16 de março, em São Paulo (SP), o jornalista Rafael Tonon promoveu a palestra “Papo de cozinha: Tendências de consumo na cadeia de alimentos e bebidas”.

O jornalista apresentou tendências na gastronomia brasileira e mundial que já estão sendo aplicadas. “Nunca se falou tanto em comida como hoje em dia”, diz. “Cada vez mais os chefs estão querendo falar com as grandes audiências. E as pessoas estão tendo mais acesso à comida”, afirma.

Segundo Tonon, a gastronomia hoje se tornou, também, um objeto de lazer. Ele deu como exemplo o festival de música norte-americano Coachella, que conta com um line-up de músicos e de chefs cozinhando. Além disso, cada vez mais se vê eventos gastronômicos, como feirinhas, festivais, entre outros.

A gastronomia influencia o turismo. Prova disso é que há pessoas que viajam para vivenciar experiências relacionadas com a comida. “O turismo gastronômico está salvando o setor em alguns destinos”, acredita.

Outra tendência são os chamados grocerants, um restaurante onde é possível comer e também comprar os produtos utilizados nas receitas para levar para casa. O complexo gastronômico italiano Eataly é um exemplo.

Os restaurantes all day também estão ganhando destaque. “Por que o restaurante precisa ter hora para fechar?”. Desta forma, é possível tomar café da manhã, almoçar e jantar em qualquer horário do dia.

No caso específico da hotelaria, Tonon diz que os restaurantes de hotéis estão deixando de servir comidas triviais apenas para os hóspedes. “Por muito tempo esses restaurantes não tiveram alma”, acredita. Para o jornalista, os empreendimentos hoteleiros estão investindo em autenticidade e reinventando sua comida.

“Agora temos restaurantes bons que, por acaso, estão dentro de um hotel”, afirma. Seguindo essa lógica, os clientes também estão enxergando o potencial desses lugares.

*Por Lorena Amazonas

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança Copyright 2000/2014 KRM Edições e Comércio Ltda
Site mantido por Lutimo | Studio

Instagram

Facebook