hotelnews

busca

2010
07
05

Onde estão as vagas da hotelaria?

Falta espaço e oportunidade para a mão de obra qualificada

Laiza Salimena

Estudantes, bacharel em turismo, mercado de trabalho, estágio

Muito se lê e se vê a respeito da falta da mão de obra qualificada no turismo e na hotelaria. Porém, o que eu sempre me questionei foi: Algo nisso tudo está muito errado! Já que tenho tantos colegas que abandonaram sua formação ou investiram em novas carreiras por não conseguirem emprego na condição de profissionais de turismo e/ou hotelaria. Como o mercado pode dizer que não há mão de obra?

Na cidade mesmo onde nasci e cresci, uma cidade de porte médio do interior de Minas Gerais, que possui hoje apenas dois cursos superiores em turismo (sendo um deles em instituição federal) e um técnico. Contra cinco superiores e dois técnicos, que existiram até dois anos atrás. Eram cerca de cem profissionais novos no mercado a cada seis meses, e nesta conta, incluo a mim mesma. Número este que poderia representar o quadro fixo total de funcionários de muitos hotéis por ai. Se falta mesmo mão de obra, e se o mercado desse mesmo chance a esses profissionais, os cursos na área estariam lotados e não fechando por falta de inscritos.

Mas, e toda essa gente que já se formou, onde estão agora? Eu sei! Estão se formando em outros cursos, fazendo concursos públicos trabalhando em negócios familiares ou em áreas completamente diferentes de sua formação. E por que isso aconteceu? Eu sei também! Porque não conseguiram um espaço para se colocarem no mercado de turismo e hotelaria. O mesmo tal mercado da mão de obra carente.

A grande verdade é que as portas da hotelaria estão fechadas para nós. Vemos a todo o momento que o setor não possui mão de obra qualificada, vemos isso na TV, nos jornais, na internet, em revistas, em todos os lugares. Mas estamos bem aqui! Por que não nos deixam entrar? Só porque não possuímos experiência? Ora! Como possuir afinal, acabamos de nos formar!

Falta o mercado confiar nos novatos, deixem-nos mostrar como somos bons, como podemos surpreender vocês. Acreditem, somos jovens, temos boas ideias, somos criativos, ativos, talentosos, estamos cheios de gás, temos conhecimentos de idiomas e vontade para aprender. Estudamos para isso! Mas estamos do lado de fora, batendo na porta, e ninguém quer abrir.

Meu nome é Laiza Salimena, me graduei e pós graduei em Hotelaria. Investi tempo e dinheiro, virei noites estudando, comprei livros, viajei, conheci hotéis, visitei feiras, participei de eventos, fiz projetos, determinei metas... E as portas continuam fechadas!

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha



arquivos


hotelnews

privacidade e segurança · Copyright 2008 Equipotel Feiras e Promoções Ltda
Site desenvolvido por Space Produções

Gruoi Equipotel