hotelnews

busca

acontece

2012
13
11

Mudança no perfil do público de motéis estimula crescimento do setor no PR

Segundo a Amopar, clientes habituais e turistas possibilitaram a expansão dos empreendimentos

Suíte do motel Le Nouage

hospedagem, crescimento, curitiba, motéis

A mudança no perfil do público frequentador de motéis no estado do Paraná pode gerar um crescimento de 10% no setor, afirma a Associação dos Motéis do Paraná (Amopar). Em Curitiba, por exemplo, o segmento foi responsável por movimentar cerca de R$ 60 milhões e atender um milhão de pessoas em 2011.

Segundo Francisco Noronha Filho, presidente da Amopar, nos últimos cinco anos os clientes habituais e os turistas possibilitaram a expansão dos motéis, que servem como meios de hospedagem e de descanso para executivos que chegam à cidade para eventos de negócios.

“É comum encontrar profissionais que chegam à Curitiba para reuniões e atividades executivas e se hospedam em motéis por diversos fatores como: cozinha 24 horas (em muitos hotéis esse serviço não é ofertado em tempo integral), piscina, hidromassagem e sauna exclusiva em suítes e garagem para o carro’, explica.

Para Marilisa Bigarella, diretora de Relações Sociais da associação e proprietária do motel Le Nouage, quando há um evento de grande porte, ou mais de um na mesma semana, os hotéis acabam não comportando a capacidade de visitantes e muitos se hospedam nos motéis.

Casais

Francisco Noronha afirma que o perfil dos casais também mudou. “Nos últimos anos o público passou a ser formado por pessoas com um poder aquisitivo maior que mudaram a característica do motel que era considerado um local em que se ia ´às escondidas´ para um local que proporciona um momento de romance com o marido ou esposa. Hoje, quem vai ao motel são os casais que utilizam o espaço como um local de lazer e relaxamento para relembrar os momentos de namoro e conquistar um pouquinho de privacidade que deixou de existir com a chegada dos filhos”, diz.

Atualmente, a Amopar possui 30 motéis afiliados em Curitiba e região, que oferecem em torno de 800 quartos e empregam cerca de duas mil pessoas direta e indiretamente. A expectativa para a Copa do Mundo de 2014 é que o número de motéis na capital e região bem como de fluxo de clientes aumente em torno de 10%.

Segundo dados da consultoria Zeax - empresa que realiza estudos com foco em traçar e mensurar as características do mercado brasileiro de motéis - em 10 anos a expectativa é de um faturamento de R$15 bilhões/ano. O que representa um crescimento anual de 27% no faturamento e 11% no número de clientes. O setor deve crescer a uma taxa média anual de 27%.

Nacional

Criada em setembro deste ano com o objetivo de unir forças entre os representantes do setor para conquistar junto ao Ministério do Turismo o reconhecimento dos motéis como meios de hospedagem, a Associação Brasileira de Motéis (AB-Motéis) espera convencer os órgãos públicos a aceitarem essa classificação, garantindo aos donos dos estabelecimentos os mesmos direitos dos profissionais que atuam à frente das redes hoteleiras, como financiamentos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) para construir e reformar, por exemplo.

Além disso, a entidade pretende conscientizar a própria população sobre este novo conceito de motéis. “Para tanto, estamos criando uma nova classe de motéis, com normas e padrões que devem ser respeitados para que esses estabelecimentos possam ser classificados como meios de hospedagem”, afirmou o Diretor Administrativo da AB-Motéis, Antonio Carlos Morilha, na ocasião da inauguração da entidade.

Segundo a entidade, atualmente o setor moteleiro emprega cerca de 250 mil funcionários diretos e um milhão de funcionários indiretos no Brasil, entre fornecedores, distribuidores de produtos e prestadores de serviços. “Acreditamos que existam pelo menos cinco mil motéis espalhados em todo o país, considerando o número de municípios brasileiros, que hoje ultrapassa os 5.500”, revelou Morilha.

Compartilhe:

  • Email
  • Postar no Twitter
  • Postar no Delicious
  • Postar no Technorati
  • Postar no Digg
  • Postar no Google
  • Postar no Facebook
  • Postar no Yahoo
  • Postar no Windows Live













código captcha




notícias relacionadas


hotelnews

privacidade e segurança ? Copyright 2000/2012 KRM Edições e Comércio Ltda
Site desenvolvido por Space Produções

Instagram

Facebook